7 dicas essenciais para manter seu carro limpo sem perder tempo

 

Porque manter seu carro limpo e em bom estado de conservação

Você tem um carro e é apaixonado por ele? É o seu companheiro diário, seja para o trabalho, faculdade ou para passeios? Está sempre procurando novas formas de cuidar dele, mas falta tempo?

Ter um carro é hoje uma necessidade tão importante quanto ter uma casa. Nas grandes cidades, as pessoas trabalham e estudam em lugares distantes ou precisam resolver problemas diários, e para isto, o veículo é fundamental. Ficar sem o carro nem que seja por um dia, afeta bastante o cotidiano das pessoas. Daí a importância de conservar o seu veículo sempre em bom estado.

Outro motivo válido para um veículo de uso diário precisar estar bem conservado, é para manter o seu valor por mais tempo, caso você precise revender. Muitas vezes a ação do tempo, a sujeira e a poeira, podem fazer com que, com o tempo, apareçam avarias, como ferrugens.

Também, a correria do dia a dia faz com que pequenos acidentes ocorram, seja uma lanterna quebrada ou um arranhão na lataria. Quem utiliza o carro como ferramenta de trabalho, como taxistas, é ainda mais importante estar atento a estas dicas e corrigir o que precisar o mais rápido possível. Afinal, você não pode se dar ao luxo de ficar sem ganhar o seu dia. A melhor prevenção de muitos problemas ainda é uma boa limpeza e cuidados, isto pode significar menores custos de reparação e manutenção no futuro.

Dicas simples de limpeza e manutenção para veículos

A manutenção geral e uma limpeza simples farão diminuir a possibilidade de corrosão e ferrugem. Veja como você pode fazer isto em uma pequena parte do seu tempo ou fim de semana:

  • Durante a lavagem do veículo, verifique o interior do mesmo, os bancos, o couro ou tecido, se estão manchados ou sujos. Passe o aspirador em toda a parte interna, e se necessário, utilize xampus próprios para uma limpeza mais apurada no interior do seu carro, bem como por fora, na lataria;
  • Mude regularmente o óleo do seu carro para fazer seu motor durar por mais tempo;
  • Durante a limpeza, sempre tenha uma cera à mão para aplicar na lataria do carro, para dar à sua pintura uma camada protetora e brilhante;
  • Mantenha as partes plásticas do interior do veículo protegidas, mantendo-as longe da luz direta do sol e aplique protetor UV para evitar o ressecamento e rachaduras;
  • Lave o sistema de arrefecimento e mude o líquido uma vez por ano para evitar a corrosão;
  • Nunca deixe o combustível a nível abaixo ou na metade do tanque do seu carro durante o inverno ou por muito tempo, pois caso contrário pode enferrujar o tanque.
  • Compre um medidor de pressão de pneus e verifique a pressão a cada mês. Pneus baixos podem ter sua vida útil reduzida.

Pequenos problemas que ainda podem surgir e onde obter ajuda especializada

Mesmo você cuidando bem do seu carro, limpando e mantendo como deve, ainda assim, alguns contratempos podem acontecer, seja pela ação do tempo, falha ou algum pequeno acidente, como rodas raspadas, riscos e amassados no veículo ou um para-choque quebrado. Este tipo de serviço requer uma manutenção mais especializada de uma oficina mecânica ou autorizada.

Uma dica: faça pesquisas de estabelecimentos que sejam credenciados, procure profissionais experientes e capacitados, pergunte a pessoas que você conhece por profissionais confiáveis, pesquise preços, veja se o atendimento é de qualidade, e principalmente, procure por empresas que trabalhem com agilidade na entrega, para que você não tenha um impacto tão drástico na sua rotina diária por causa de demora na solução do reparo e na entrega do seu veículo.

Seu carro diz muito sobre você. Como você trata seu carro pode refletir sua atitude geral a outras áreas de sua vida e pode deixar tanto uma boa impressão, quanto uma ruim sobre aqueles que andam com você. Faça sempre a limpeza geral e manutenção do seu veículo ou procure ajuda a uma empresa especializada para manter seu carro sempre bem conservado e assim, lhe sendo útil por bastante tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Postar Comentário