Você certamente já conhece um pouco da história do Delorean, uma marca que, entre tantos atrativos, possuía o fato de produzir veículos com aço inoxidável, o que garantia maior durabilidade ao carro.
Com fabricação na Irlanda do Norte, na cidade de Dunmurray – localizada a 10 km da região central da capital Belfast – onde funcionava a Delorean Motor Company (DMC), tais automóveis souberam se fazer notar na época, mesmo no pouco tempo em que estiveram no mercado.
A empresa foi fundada em 1973, mas apenas no início da década de 80 puderam ser verificados os primeiros veículos da marca.
John Zachary DeLorean, um importante executivo que havia feito carreira na General Motors e na Packard, decidiu dar novos passos em sua carreira, investindo em sua própria fábrica de automóveis
No post de hoje, descreveremos um pouco de como foi esse processo, trazendo algumas curiosidades a respeito da marca.
Principais curiosidades a respeito da fabricante de automóveis Delorean
1# – Novo carro esporte
Os modelos da marca possuíam uma ideia de novo carro esporte para a época, trazendo uma carroceria com aço escovado e contornos inovadores.
Atendendo essa perspectiva, podemos citar o DMC-12, que, apesar da inovação, trazia soluções comuns em carros do passado. Portas em asa-de-gaivota, por exemplo, lembravam características da Mercedes-Benz 300 SL.
Vigias traseiros em persianas eram características que já tinham sido vistas na Lamburghini Miura e no Lancia Stratos.
2# – Durabilidade
John Delorean procurava investir em automóveis que viessem a durar entre 20 e 25 anos, e não queria, em hipótese alguma, que eles ficassem obsoletos em pouco tempo.
3# – “DeLorean – Viva o sonho”
Esse era o slogan que a marca adotou no começo de suas vendas.
E como um bom sonho, o automóvel era bonito, ostentando quatro faróis retangulares na parte da frente, o logotipo da marca na parte central e grades com frisos pretos horizontais.
4# – Fabricação
No ano de 1981, foram fabricadas 7.400 unidades e, em 1982 – quando a fábrica foi fechada – outros 1.800 modelos. Apesar de chamar a atenção e de ter feito um relativo sucesso pelo fato de serem automóveis bem vistosos, a empresa acabou traída por seus estudos de mercado e alguns modelos acabaram por virar artigos de decoração em concessionárias.
5# – Colecionadores
É fato que os automóveis da fabricante souberam marcar época, por tudo isso que já falamos. Seu estilo era próprio, seu porte era imponente e tais características fazem sucesso até os dias atuais, principalmente entre os colecionadores que, se tiverem interesse em contar com essa máquina em sua garagem, precisam desembolsar uma quantia em torno de 30 mil dólares. Mas é importante lembrar que o veículo precisa estar em bom estado.
6# – Novidade
Alunos da Universidade de Stanford, nos EUA, criaram, no final do ano passado, um veículo autônomo e elétrico, utilizando um Delorean de 1981. Fisicamente, o carro lembra o automóvel utilizado no filme “De volta para o futuro”.
Feito em parceria com a Renova Motors – especializada em carros elétricos – o modelo ganhou o nome de Marty, fazendo referência ao personagem do filme, interpretado por Michael J. Fox.
Quem gosta de carro antigo e, nos dias de hoje, mantém alguma unidade, seja da Delorean ou de qualquer outra marca, sabe que mantê-la preservada é mais do que uma obrigação, é uma necessidade para restaurar o carro e mantê-lo em condições dignas do respeito pelo conteúdo histórico que tal veículo agrega.
Se esse é seu caso, a ChipsAway oferece serviços de funilaria e pintura, feitos por profissionais especializados em reparos rápidos e de alta qualidade, com a garantia da pintura com a qualidade original e sem amassados. O serviço é nacional, com diversas franquias pelo país, mas é concentrado na capital paulista.
E você, lembra dos famosos carros da Delorean? Qual o seu preferido? Conte pra gente pelos comentários.