Os carros estão se modernizando, inserindo a tecnologia em sua mecânica, design e segurança, tudo para fazer com que motorista e passageiros sintam-se confortáveis e protegidos dentro do automóvel. A cada ano surgem novos modelos, atiçando os amantes de carros e competindo com outras montadoras. Entretanto, a história automobilística não é só feita por sucessos. Existiram nessa história, casos curiosos em que carros fracassaram em suas vendas e decepcionaram clientes ávidos por uma nova carroceria. Hoje você vai conhecer o lado B da narrativa automobilística.
Os modelos fracassados
Pois bem, o ano era 1958 e a montadora era a Ford. Após diversas campanhas publicitárias divulgando o novo modelo, o Ford Edsel foi lançado. Com design familiar, já caracterizado dos carros da marca, o fracasso foi gigantesco. O motivo? A frente do carro lembrava o órgão sexual feminino. O carro era grande e podia ser vendido com duas ou quatro portas. O Ford Edsel tornou-se um prejuízo imenso para a montadora.
Três anos mais tarde a Chevrolet encontrou-se em um impasse: teria que montar um modelo para competir com o Fusca, lançando assim o Chevrolet Corvair. Bonito e com design tipicamente americano. Porém a montadora esqueceu de reforçar a suspensão traseira. Resultado? O automóvel ficava girando, sem nenhuma estabilidade. Além disso, os gases tóxicos eram liberados na cabine do motorista!
Imagina um carro parado ser arremessado de uma ponte pelo vento? Foi o que exatamente aconteceu com o Yugo GV, em 1985. O carro tinha um design parecido com os carros da Chevrolet e era muito barato (podia ser comprado por apenas 4 mil dólares), mas a questão de segurança levou ao fracasso imediato.
Em 2008, a Renault, montadora francesa, decide competir no mercado automobilístico de minivans após o sucesso da Citröen nesse nicho. O Grand Scénic foi lançado, com design moderno e conforto, mas isso não bastou para decolar as vendas: apenas 300 unidades foram comercializadas. O motivo? Os franceses não investiram em propaganda o bastante para ofuscar o Citröen Xsara Picasso, a inimiga conterrânea.
Como se esquecer do Austin Allegro? Na terra da rainha, era lançado no ano de 1973 o Austin Allegro. A primeira versão do carro tinha um volante quadrado no intuito de dar mais espaço para o motorista. E mais, o vidro traseiro caía constantemente e a lataria facilmente se enferrujava. O carro inglês tinha conforto e design familiar para que fosse desfrutado por todos os membros da família.
Por isso que, ao comprar o carro, é sempre interessante verificar os componentes e reparar em sua fragilidade e potência. A manutenção de um carro tende a ser bastante salgada, principalmente se há arranhões na lataria e na pintura do carro, dando dor de cabeça para o motorista! Para evitar esse transtorno, a ChipsAway, pode ser a solução. Ela é uma empresa especializada no reparo rápido e de alta qualidade de riscos e amassados em latarias. A ChipsAway dá até 2 anos de garantia para os clientes e, além disso, garante reparo e entrega eficiente.
Considerações sobre carros que tiveram maior fracasso de vendas
Os fracassos podem trazer muito prejuízo para as montadoras – e também para quem investiu nos modelos. Por isso que é importante pesquisar e adequar os automóveis com as tecnologias para entrar no mercado e competir, alavancando vendas e clientes fiéis. Felizmente observamos que cada vez mais as marcas prezam por investir em tecnologia, segurança, conforto e praticidade para que os motoristas sintam-se confiantes.
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