Seu carro está perdendo a potência, e você não sabe mais o que fazer? Já ficou na mão na estrada por causa da falha? Diversos motivos podem explicar o problema, como interferência de fatores externos por conta de temperaturas elevadas ou ainda mau contato no injetor. Para ajudar você a identificar uma solução para a falta de potência do veículo, confira a seguir os principais motivos para o problema! Na dúvida, sempre consulte seu mecânico de confiança, que fará o ajuste necessário para o funcionamento correto de seu carro!
Ar-condicionado
Você sabia que o ar-condicionado em funcionamento pode fazer com que o automóvel perca sua potência? Em casos como viagem na estrada, em que o condutor, por exemplo, precisa ultrapassar na subida com o ar ligado, poderá reparar uma ligeira falha no motor. Este é um dos motivos da falta de potência. Para solucionar a ausência de força, procure não ligar o ar-condicionado. Utilize o aparelho somente em casos de extremo calor ou se preferir, deixe todas as janelas abertas para o ar circular. Dessa forma, você evita a falha no motor enquanto estiver dirigindo.
Refrigeração
Outro motivo que leva à perda de potência do veículo. A sobrecarga de refrigeração, que ocorre devido a temperaturas externas altíssimas, pode prejudicar a performance da potência do veículo. Saiba que o eletro ventilador precisa trabalhar com um rendimento máximo, sobrando uma potência de ao menos 2cv ao motor. O mecânico fará um reparo na refrigeração para evitar essa sobrecarga que afeta de forma negativa a potência do motor.
Mau contato no injetor
Já conferiu como anda o injetor do seu carro? O mau contato pode causar perda da potência no motor. Se o problema for este, repare que haverá vibrações fora do comum no motor. O recomendado é fazer uma manutenção das peças junto com seu mecânico. Se o injetor já está pedindo um reparo, leve o veículo até a oficina mais perto de sua casa. O profissional efetuará uma manutenção no injetor e se for preciso a troca da peça.
Motor com turbo
Se seu veículo tem um motor com turbo, o que é muito comum atualmente, pode ser a causa do problema. A peça pode estar mal ajustada ou com sujeira. A falha também pode ocorrer por conta da válvula que tem como função regular o turbo, que não funciona corretamente. A solução é procurar um mecânico de sua confiança, que fará uma revisão na peça, e o reparo necessário para o perfeito funcionamento do automóvel.
Problemas na vela
Alguns problemas do motor do carro podem ser causados devido ao estado da vela. Em grande parte dos casos, apenas uma simples conferência do aspecto e tom da peça é possível saber se a vela está funcionando corretamente. Se a peça estiver com resíduos no tom de marrom, amarelo, vermelho, banco, ou verde, o motor pode falhar em altas rotações. A solução é limpar a vela, caso ainda esteja em boas condições, ou trocar o item se houver resíduo de chumbo.
Diversos problemas podem estar associados à perda de potência no motor do seu carro. É importante estar sempre atento e levar em consideração qualquer mudança fora do comum em seu automóvel. Se os fatores relatados aqui não forem a causa da falha em seu veículo, procure um mecânico de sua confiança o mais rápido possível. Lembre-se de que sua segurança vem sempre em primeiro lugar.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário! Estamos aqui para ajudar você a cuidar ainda melhor do seu veículo!
Boa tarde,
Tenho um problema de falta de potência na minha carrinha Mercedes C220 CDI de Fevereiro de 2003 que é o seguinte:
Quando vou numa auto-estrada a 100 ou 120 Kms hora com a 5.ª ou a 6.ª velocidade engrenada, sinto por vezes o carro a ficar preso por instantes e a velocidade e as rotações a diminuirem um pouco e logo de seguida dispara novamente para a velocidade que trazia. Em velocidades mais baixas 3.º ou 4.ª dentro da cidade o carro perde potência e fica preso por mais tempo e demora muito a desenvolver, tendo que por vezes reduzir de uma 4.ª para 3.º ou de 3.ª para uma 2.ª. Levei a carrinha a uma oficina que já fez a reparação do turbo e substituiu o Medidor de Massa de Ar mas a carrinha continua a fazer o mesmo. Estou a ficar deseperado pois já gastei muito dinheiro com a reparação do turbo e a substituição da MAF e não vejo solução para o caso. Quanto aos injetores o mecãnico disse que também estão limpinhos. Peço a vossa ajuda para me darem uma opinião do que poderá ser para além daquilo que já foi mexido. Já pensei na válvula EGR mas o mecânico disse que não era nada disso, já pensei na bomba injetora ou no relé da bomba que está dentro do depósito, já pensei que poderá existir algum fio elétrico que esteja em mau estado ou a fazer mau contacto, pensei também que poderá ter a ver com a reprogramação da centralina que fiz há uns anos atrás para obter mais 20 CV, etc.. Agradeço a vossa ajuda, Obrigado
Muito bom esse conteúdo.
Tenho festa Zetec Rocam 2006 sem ar condicionado o mesmo está perdendo potência constante tanto na baixa como na alta já passei no escanner e não acusa nada e consumo também Vesta alto como devo proceder já levei em dóis mecânico só gastei dinheiro e no ninguém resolve
tenho um gol g3 2002
troquei sensor tetonacao cabo vela bobinas bomba gasolina filtro e ele mantem uma lenta boa porem c acelero ele perde a rodacao e o conta giro cai
Cara, troca cabo de vela, vela e bobina de ignição, boa sorte!
Grato pela ajuda