Ao que tudo indica a Hyundai do Brasil não está seguindo a tendência da concorrência. Enquanto a FIAT, por exemplo, anunciou que vai dar férias coletivas para dois mil funcionários da sua fábrica em Betim para “ajustar a produção à demanda de mercado”, a empresa sul-coreana crê que ensar em reduzir o ritmo de produção dos seus carros ou conceder férias coletivas na fábrica de Piracicaba, no Interior de São Paulo, está fora de cogitação.
Atualmente, a sua fábrica, inaugurada em 2012, trabalha em três turnos, 24 horas por dia. Além disso, a sua participação no mercado em relação às rivais cresce ainda mais, sempre acompanhada da trajetória do HB20 aos primeiros lugares de venda no Brasil. Dessa forma, dentro da boa perspectiva e do sucesso do HB20 em solo tupiniquim, os executivos da empresa já pensam na fabricação nacional de um novo modelo e na exportação do compacto para os países vizinhos na América Latina, como o México e Argentina.
Mercado a favor da Hyundai
Willian Lee, o presidente da montadora, comemorou o crescimento da participação de mercado em uma entrevista concedida ao jornal “O Estado de São Paulo” – no primeiro trimestre de 2014 era de 6,6% e no mesmo período deste ano chegou a 7,5%. O HB20 também foi o carro mais vendido na primeira quinzena de abril de 2015. O executivo ainda disse acreditar que os ajustes fiscais promovidos pelo governo brasileiro neste ano ainda trarão resultados positivos em 2016. Ou seja, não há preocupação para a empresa.
Seguindo a perspectiva de melhora para a economia no próximo ano, os planos da montadora coreana passam pela produção de um novo veículo no interior paulista. Atualmente, a fábrica é a responsável pela montagem de toda a linha da família HB20- incluindo o hatch, o sedan e o modelo aventureiro. Entretanto, o complexo ainda pode receber a produção de um modelo novo, e caso os investimentos forem altos, a importação de motores e transmissões da Coréia do Sul seria encerrada para que essas partes sejam fabricadas localmente também. Operando com toda a sua capacidade, a fábrica passaria a produzir 180 mil carros por ano.
Apesar de ainda não ser uma informação oficial, os rumores indicam que o novo modelo de carro fabricado em Piracicaba será o utilitário esportivo ix25. Vale lembrar que os burburinhos dessa notícia estão no ar desde o final do ano passado. Inicialmente, o planejamento era de que modelo seria importado, mas ao que parece isso não acontecerá mais.
Dor de cabeça para a Ford?
No mercado brasileiro, o ix25 deverá ser o concorrente direto do Ecosport, mas os executivos da marca pretendem brigar para que o preço inicial seja mais barato do que o modelo da Ford, seguindo a política de preços mais agressiva da montada sul-coreana. Apesar do ix25 ter sido mostrado na China em 2014, a versão final brasileira deverá ter algumas modificações em relação ao conceito já conhecido.