O apelo por tecnologias e metodologias mais sustentáveis cresce praticamente de forma diária. As maneiras de conseguir viver de forma mais saudável sem agredir o meio ambiente e consequentemente as pessoas têm ganhado cada vez mais espaço e também mais adeptos. Essa nova mentalidade invadiu diversos nichos de mercado e enfim chegou ao setor automotivo, hoje em dia já existem empresas especializadas em lavagem de carros à seco, ou então utilizando o mínimo possível de água e até mesmo com produtos naturais que não agridem o meio ambiente ou então a lataria do veículo. Confira a seguir um pouco mais sobre lavações orgânicas.
A famosa espuma azul
Embora seja relativamente raro, existem alguns postos de combustíveis que já oferecem além da lavagem convencional do carro, a opção da espuma azul. Esse produto é capaz de limpar o carro sem conter amônia em sua composição. A amônia é utilizada na maioria dos detergentes automotivos, em altas doses essa substância é tóxica ao ser humano, podendo intoxicar ou então ressecar a pele de lavadores, contaminar solos e lençóis freáticos quando não descartada de maneira correta, além de danificar a pintura do veículo.
A composição da espuma azul é mantida em segredo, porém professores de química e toxicologistas afirmam que é totalmente possível existir um produto que limpe o carro de maneira satisfatória sem agredir lavador, meio ambiente e veículo. A cor azul da espuma, diferente do que muitos pensam não faz diferença alguma na lavagem do carro, a pigmentação na verdade se trata de marketing, ou seja, uma maneira de diferenciar o produto no mercado. A Time Wash, fabricante da espuma azul, tem licença ambiental, além de seguir as normas da CETESB para produção e comércio desse novo conceito em limpeza automotiva.
Lavagem à seco
Muitas pessoas gostam de lavar seus carros em casa, porém sempre acabam por deixar a mangueira aberta sem preocupação alguma com a sustentabilidade. Pensando nisso, muitas empresas já realizam lavagem à seco. Muitas vezes apenas um copo de água é o suficiente para deixar o carro limpo. Esse tipo de lavação é feito em duas etapas, na primeira borrifa-se os produtos sobre o veículo para que as partículas de sujeira sejam amolecidas, na segunda etapa basta passar um pano sobre a lataria do veículo e a limpeza está feita, a sujeira vai embora e o carro fica com a aparência de quem tomou um banho, porém, sem gastar quase nada de água. É importante ressaltar, que embora se utilize muito pouco de água nesse tipo de limpeza os produtos utilizados contêm água em sua composição, o que garantem que os resíduos das lavagens possam ser jogados no esgoto sem poluir o meio ambiente e ser considerados orgânicos.
Produtos naturais
Além das lavações orgânicas existem também produtos totalmente naturais que começam a circular no mercado. Têm crescido a utilização da substância natural extraída do pínus – a casa da laranja ou do limão, esse tipo de produto é utilizado como desengraxante e desingripante automotivos, sem causar qualquer transtorno às pessoas que o manipulam, ao meio ambiente e também aos veículos.
O mundo está mais sustentável e a tendência é que esse pensamento continue a crescer cada vez em mais nossas vidas. Produtos orgânicos são benéficos às pessoas, ao meio ambiente e também aos nossos veículos, sendo assim, é mais do que natural que façamos uso deles.
E você já lavou seu carro de maneira orgânica? Qual foi o resultado? Conte pra gente através dos comentários.