Os brasileiros são apaixonados por carros. Por este motivo, cuidam muito bem de seu automóvel e não deixam qualquer mecânico colocar suas mãos nele, quando são necessários reparos. E quanto aos carros antigos, será necessário ter mais cuidados do que um carro novo? Conheça agora três cuidados indispensáveis que você deve ter com seu carro, especialmente se ele for antigo.
A paixão por carros antigos
Os cuidados necessários para manter um carro antigo rodando pelas ruas da cidade são maiores do que quem possui um carro moderno. Isto porque é preciso muito tempo, dedicação e cuidados pelos amantes de carros antigos. Eles não se intimidaram pelas ofertas das montadoras, não se deixaram vencer pelas taxas e juros tentadores e mantém seus automóveis por uma série de motivos, entre eles o hobby. A maior dificuldade para manter os carros antigos é encontrar peças para reposição. É preciso também ter confiança no mecânico que pegar seu carro para consertá-lo.
Quem ama, cuida!
Quais os cuidados necessários para manter um carro antigo funcionamento corretamente? Além de deixá-lo sempre limpo e brilhante, é recomendável também manter os automóveis conservados. Mas como? Confira três dicas abaixo:
Cuidados com o motor e o câmbio
Deixe o motor do automóvel aquecer antes de sair dirigindo por aí. Esta prática é recomendada para aumentar a vida útil da peça, que renderá mais após atingir determinada temperatura. Após lavar o carro, trafegue com ele por alguns minutos, para que a água acumulada nas juntas metálicas se evapore. E, quando sair com seu veículo e se deparar com ruas alagadas, pense duas vezes antes de enfrentar as enchentes. Algumas seguradoras não contemplam carros acima de 30 anos e você pode sair no prejuízo.
Os cuidados para o câmbio dos automóveis antigos são feitos quando você age de modo calmo e suave nas acelerações e trocas de marcha. Arrancadas e acelerações bruscas são péssimas para o carro porque sobrecarregam o sistema de transmissão (juntas homocinéticas), além de desgastar o amortecimento e as buchas de bandeja.
Cuidados indispensáveis com os freios, a suspensão e os pneus, além da bateria e da direção
Dirija de modo suave, é o melhor método para conservar freios, suspensão e pneus. Além disso, arrancadas suaves economizam combustível e embreagem. Ser calmo na direção também poupa pastilhas e discos de freio, além de exigir menos da suspensão.
No que se refere à bateria, você consegue poupá-la fazendo algo muito simples: somente ligue o motor com os faróis desligados. Outra medida a ser feita em seu carro antigo para preservá-lo é acionar a embreagem no momento em que o carro é ligado. Desta forma, o motor de arranque faz menos esforço.
Quanto à direção, o cuidado destinado é somente colocar o carro em movimento quanto estiver manobrando-o, ou seja, usando o volante para movimentar o automóvel. Esta simples atitude preserva a bomba, as linhas hidráulicas e as buchas do sistema, diminuindo seus custos de manutenção.
Cuidados com a manutenção geral do seu carro antigo
Agora que você já sabe como cuidar do motor, do câmbio, dos freios, da suspensão, dos pneus, da bateria e da direção, está na hora de saber os cuidados necessários para a manutenção do seu carro antigo. Ela é fundamental, afinal estes carros ficam guardados por mais tempo do que os automóveis mais modernos. É recomendável dirigir seu veículo pelo menos uma vez por semana e, se ele tiver problemas de carburação, pelo menos três.
A movimentação destes carros garante a circulação do óleo pelo motor e da água no radiador, além de contribuir para que a temperatura do motor atinja seu ponto de equilíbrio. Isto é importante para os pneus e rolamentos rodarem e a embreagem e o câmbio trabalharem. Além de curtir seu carro, você está colaborando com a vida útil dele.