Escutamos a toda hora recomendações sobre a importância de se fazer uma revisão do carro. Seja antes de uma viagem, após pegar a estrada, ou ao menos duas vezes ao ano. Tal conselho não é dado à toa, já que muitos acidentes podem ser evitados depois de se fazer uma boa revisão no automóvel e em peças como o filtro de combustível, que precisa ser trocado entre 10 e 15 mil km rodados. O que ocorre é que muitas pessoas ficam em dúvida sobre o momento certo de levar o veículo ao mecânico para realizar o procedimento e acreditam que devem tomar uma decisão apenas quando uma peça dá problema. Para te ajudar nessa tarefa, vamos dar 3 dicas rápidas para conferir se é a hora de fazer revisão do carro. Com as nossas sugestões você não vai mais ficar em dúvida!
Dica #1: A cada 10 mil km
Ao rodar essa distância, pode ser o momento de levar o carro à oficina para fazer a revisão. O recomendado é verificar o manual do veículo para saber a partir de qual quilometragem é necessário levá-lo ao mecânico. Isso porque alguns fabricantes indicam que algumas peças da máquina pedem revisão após um número rodado. Os freios, por exemplo, precisam ser revisados a cada 10 mil km. Já as velas devem ser trocadas de acordo com a recomendação do fabricante, que pode variar de 15 a 100 mil quilômetros. O manual da montadora pode te ajudar a saber qual o momento certo de levar seu automóvel para a oficina.
Dica #2: Antes de uma viagem
Ao pegar a estrada, não deixe de passar em uma oficina de sua confiança, para que o profissional possa conferir o estado das peças do veículo. Sabemos que muitos acidentes ocorrem nas estradas e podem ser evitados após uma boa e detalhada checagem no carro. Muitas vezes o automóvel não dá sinais de problema, mas em uma derrapagem na pista molhada, por exemplo, pode soltar uma peça que estava frouxa. Por isso a importância de se fazer uma revisão sempre que pegar a estrada, independente do carro estar aparentemente em ótimas condições. A revisão vai conferir cada item do seu veículo, como óleo, filtro de combustível, luzes, filtro de ar, pneus, alinhamento do carro, entre outros detalhes.
Dica #3: A cada seis meses
Duas vezes ao ano é fundamental realizar a revisão do seu carro. Mesmo se você não pegar a estrada durante o ano, é importante fazer o procedimento para garantir sua segurança. A revisão é um método indispensável para qualquer condutor, já que ele faz uma espécie de acompanhamento da saúde do automóvel. Uma revisão constante, não importa se o bem for novo, semi-novo ou usado, garante o funcionamento adequado do seu veículo e ainda atua na prevenção do desgaste de peças. Ou seja, além de manter sua segurança, o hábito ainda economiza tempo e dinheiro.
Revisar o carro é uma tarefa que não pode ser negligenciada, portanto, não deixe de realizar o procedimento com certa periodicidade para conferir se está tudo ok com cada peça, combinado? Lembre-se que é importante fazer a revisão em uma oficina de sua confiança para não ter problemas desnecessários, além de dores de cabeça que podem ser evitadas!
Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!