A conquista de um carro ou de uma moto 0 km geralmente vem com muito suor, e muitas vezes este sonho é ainda dividido em muitas parcelas. Logo, é claro que a manutenção não pode ser realizada por qualquer pessoa. Por isso, neste post você vai conferir 4 dicas para você escolher um mecânico de confiança e que não traga dores de cabeça. Com algumas recomendações, você vai conseguir contratar sem maiores problemas o melhor profissional para a sua necessidade. E, finalmente terá um mecânico para “chamar de seu” e confiar de olhos fechados a sua maior preciosidade!
Organização
Um mecânico de confiança é o profissional que demonstra sempre ser muito bem organizado. E isso inclui desde seu uniforme até o local de trabalho. É claro que nem sempre um mecânico está 100% livre da sujeira, mas procurar se manter limpo é bônus a mais na confiança de seus clientes, que reparam em tudo. Até porque qualquer cliente pensa que se o mecânico cuida de seu espaço, certamente terá zelo pelo seu automóvel.
Confira os equipamentos da oficina
Atitude essencial antes de fechar negócio com o mecânico. Observe atentamente as instalações do lugar e confira se os equipamentos se encontram nos lugares certos. Por exemplo, na funilaria todo o processo de lixamento precisa de um método específico. A pintura requer um local com estufas ou cabines especiais. Uma dica interessante é saber se a oficina possui atestado ou certificado emitidos por instituições reconhecidas no ramo, como o CESVI Brasil, por exemplo.
Valores transparentes
Procure não contratar mecânicos que emitem a nota com somente o valor cobrado pelo serviço. Ou seja, uma nota simples com apenas o preço final do orçamento. É preciso pedir uma nota detalhada, com todas as peças que foram usadas no conserto, além da mão de obra. Portanto, na hora de escolher o mecânico de sua confiança, pergunte se ele incluirá na nota todos os detalhes do serviço efetuado em seu veículo. Se hesitar, desconfie e não feche contrato do negócio. Procure outra oficina para realizar o orçamento de seu problema mecânico.
Tenha uma boa conversa com o mecânico
O bom profissional é aquele que conhece muito bem todo o funcionamento de um automóvel. Faça perguntas sobre sua função, o que mudará se for alterado, qual é o problema de cada item, entre outras dúvidas que podem surgir no meio do bate-papo. Se o mecânico não quiser responder ou gaguejar, não ouse nem pedir um orçamento e procure outro profissional. É muito importante se sentir confortável com o funcionário, afinal, você confiará a ele um dos seus maiores bens, e sabemos que um veículo não custa barato.
Escolher um mecânico de confiança com as nossas dicas vai ficar ainda mais fácil. E você não vai ter dores de cabeça desnecessárias ao contratar o serviço.
E você, o que leva em conta na hora de escolher o profissional para reparar seu carro ou moto?