Viajar em férias ou feriado é sempre um delícia, não importa como. Mas, para aproveitar ao máximo, algumas viagens merecem ser feitas de carro. Entre as vantagens de uma roadtrip estão a apreciação das paisagens, a liberdade e a autonomia de decidir quando e onde ir. Por isso separamos 4 roteiros imperdíveis para quem quer viajar de carro pelo Brasil.
1. Linha verde: Mangue seco a Salvador
A Linha Verde é o nome dado para o trecho da rodovia estadual BA-009 que liga Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, às praias do norte do estado, na divisa da Bahia com Sergipe. São 217 km de estrada duplicada que conectam diversas praias imperdíveis.
Entre os destinos mais conhecidos estão: a charmosa Praia do Forte (possui centro de visitação do Projeto Tamar), a famosa Costa do Sauípe (com diversos resorts all inclusive), o rústico vilarejo de Imbassaí (com ruas de areia e bom roteiro gastronômico) e a aldeia hippie Arembepe (que já chamou a atenção até de Janis Joplin).
Para quem busca um pouco mais de sossego, a Linha Verde reserva verdadeiros paraísos ainda pouco conhecidos, como a Praia de Diogo e Vila de Santo Antônio (ambas no município de Mata de São João) e Massarandupió (município de Entre Rios).
Seguindo a estrada até a divisa com Sergipe, pode-se visitar Mangue Seco, o famoso cenário de Tieta, com 45 km de praias desertas e dunas enormes.
2. Estrada Parque: Ilheus a Itacaré
Bem mais curta, este trecho da Costa do Cacau (entre Ilhéus e Itacaré) conta com 67km de estrada praticamente inteira com vista para o mar. Chamada de Estrada Parque, ela é conhecida como a primeira estrada ecológica do Brasil e cruza três unidades de conservação.
Apogeu no início do século 20 graças à produção de cacau na região, Ilhéus possui marcado em seu Centro Histórico as lembranças da época. Também chamam atenção estabelecimentos como o Bar Vesúvio e o Cabaré Bataclan, eternizados na obra de Jorge Amado, Gabriela. E por falar no escritor, a casa onde ele passou a infância, hoje abriga a Casa da Cultura e também vale uma visita. As praias da cidade não possuem muito destaque.
Já o caminho para Itacaré tem uma parada obrigatória: a Serra Grande. Em meio a fazendas de cacau, belas praias e cachoeiras, o povoado possui uma vista incrível. O local é ótimo para quem busca ecoturismo.
O ponto de chegada, Itacaré, tem muito a oferecer tanto para quem procura tranquilidade quanto para quem busca agito. O destaque fica por conta das praias da Concha, Resende, Tirirca, Ribeira, Engenhoca e Havaizinho. As duas últimas são consideradas point de surfistas. Além disso, também possível praticar rafting e rapel em diversas cachoeiras e corredeiras no Rio das Contas.
3. Transpantaneira
Uma opção de viagem contemplativa, a Transpantaneira é ideal para os admiradores da natureza, fauna e flora. A rodovia estadual MT-060 em estrada de chão liga Poconé (100km de Cuiabá) à Porto Jofre (divisa com o Mato Grosso do Sul). À margem dos quase 150 km de extensão é possível encontrar jacarés, capivaras, veados e tantos outros animais.
O melhor é evitar o período da cheia e das chuvas, entre janeiro e abril, e aproveitar a seca, de julho a outubro. De qualquer maneira, entre maio e junho e novembro e dezembro também não deixam a desejar. Apesar de muitas pessoas viajarem com carros comuns nos período de seca, o mais indicado é usar os automóveis 4×4.
Diversas pousadas no caminho oferecem passeios e atividades, que podem ser contratados mesmo que a pessoa não esteja hospedada nos estabelecimentos. Preste atenção ao pôr do sol, este é o melhor horário para avistar diversas espécies de aves.
4. Cidades históricas
A Estrada Real foi o nome dado ao caminho que ligava Paraty às cidades auríferas de Minas Gerais. Atualmente são quatro caminhos que interligam diversas cidades históricas, por estradas asfaltadas e de terra, somando um total de quase 1600 km.
O roteiro da viagem dependerá da disponibilidade dos viajantes, já que as atrações são infinitas. Para decidir a melhor época do ano para se conhecer é importante lembrar que os destinos possuem diversas influências católicas, por isso os feriados religiosos costumam chamar muito a atenção dos turistas. Além disso, as cidades históricas são bastante conhecidas pela animação das festas de rua durante o Carnaval.
As principais cidades são Diamantina (por onde o roteiro se inicia em meio a Serra do Espinhaço), Sabará (que encanta com suas construções barrocas), Mariana (vale a visita a antiga mina de ouro, Mina de Ouro da Passagem) e Ouro Preto (entre as diversas igrejas, o detaque é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar que guarda centenas de quilos de ouro).
Também é imperdível a visita a Tiradentes (sua igreja matriz possui uma vista incrível para a Serra de São José), São João Del Rei (que possui uma Maria Fumaça que liga à cidade de Tiradentes) e o ponto final, Paraty (e seu charmoso centro histórico).
O caminho reserva diversas paisagens surpreendentes, pequenas cidades e vilarejos típicos mineiros, cachoeiras e trilhas de tirar o fôlego. O mais recomendado é planejar uma viagem sem pressa. Com certeza você encontrará alguma atração no caminho entre os principais roteiros.
Gostou dessas dicas? O que está esperando para aproveitar um feriado com o seu carro? Comece a planejar agora e boa viagem!