Final de semana ou feriado chegando e já começamos a organizar a viagem da família. Entre os preparativos, os cuidados com o pet na ausência dos tutores é sempre uma preocupação. Deixar na casa de conhecidos? Pagar um dos caros hoteizinhos na sua cidade? Pagar para aquele amigo de confiança ir cuidar da água e da ração? Ou leva-lo com vocês para curtir o passeio?
Para evitar problemas com a logística de comida e passeios, cada vez mais os donos de cães e gatos estão optando por leva-los junto nas viagens de família. E, embora seja diversão garantida para todos, viajar com um animal dentro do carro exige cuidados especiais com sua segurança e saúde.
Confira no post de hoje quais são os 5 cuidados essenciais que você deve ter ao planejar uma viagem com o seu pet:
1. Cinto de segurança e caixas de transporte
Isso mesmo: pets também precisam andar de carro utilizando seus dispositivos individuais de segurança. Conforme o Artigo 252 II do Código de Trânsito, transportar animais em automóveis só é permitido dentro do veículo e com o uso de cintos de segurança.
Os cintos são essenciais não apenas para proteger o seu animal em caso de acidentes e colisões, mas para evitar que ele fique pulando dentro do carro ou seja tentado a sair pela janela. Além disso, é infração grave dirigir com o seu pet com a cabeça para fora do veículo – por mais que eles amem tomar aquele vento no focinho!
Existem hoje no mercado dois modelos diferentes de cintos para pets: adaptadores, que são presos às coleiras peitorais, impedindo que ele se movimente para fora do banco, ou cintos de segurança completos, que envolvem o corpo inteiro do animal.
Para gatos, o conselho é viajar com eles dentro de caixas de transporte, específicas para o peso do seu pet.
2. Enjoos são comuns em viagens longas
Caso seu cão ou gato costume enjoar e até vomitar em viagens mais longas ou com trechos de estrada de terra e com curvas acentuadas, vale a pena fazer uma consulta preventiva com o seu veterinário de confiança. Aproveite para fazer um check up das condições gerais da saúde do pet, se as vacinas estão em dia, se é preciso aplicar uma nova dose do antipulgas e carrapatos e pedir orientações sobre os medicamentos mais adequados para o enjoo durante a viagem.
3. Faça uma pausa de descanso a cada duas horas
Seu cachorro precisa descansar do desconforto e emoção causados pela viagem de carro. A cada duas horas, estacione o carro em local seguro (e nunca nos acostamentos, que devem ser utilizados apenas para emergências) e desça com o seu pet para uma volta com coleira. Aproveite essa pausa para que ele descanse, faça suas necessidades e beba água. Já os gatos, preferem ficar tranquilos dentro das suas caixas de transportes a sair do carro, ainda mais usando uma coleira! Utilize os tapetes higiênicos especiais para transporte de animais, e aproveite a pausa para trocá-lo e oferecer água ao pet.
4. Prepare uma mala de viagem para o seu pet
Quando for preparar a sua bagagem, monte uma mala especial para o seu pet. Nela, não se esqueça de incluir:
- Ração;
- Petiscos especiais;
- Brinquedos favoritos;
- Mantas e cobertores;
- Kit de primeiros socorros;
- Documentos, carteira de vacinação e contato de emergência dos tutores e do veterinário;
- Roupa para frio;
- Coleira e guia;
- Coleira com placa de identificação e contato dos tutores;
- Medicamentos de uso regular indicados pelo seu veterinário.
5. Certifique-se de que o local de destino é pet friendly
Ante de fazer a viagem, confirme se o local de destino está preparado para receber seu pet. Muitas pousadas e hotéis aceitam pets como hóspedes, desde que avisados com antecedência, com o pagamento de uma taxa avulsa e mediante a apresentação da carteira de vacinação do animal em dia.
Se a hospedagem for na casa de campo ou praia da família, antes de soltar o animal na propriedade é preciso checar se todo o perímetro está cercado, neutralizar perigos como barrancos, arames farpados e cercas abertas, por onde o pet pode tentar sair e se machucar, e verificar a existência de animais peçonhentos.
Segundo essas dicas, o passeio com os pets é a maneira mais gostosa de passar os finais de semana.
Você costuma viajar com seu animal no carro? Quais cuidados costuma tomar? Compartilhe suas dicas conosco nos comentários!