Você sabia que existem três tipos de pintura do carro? São elas: sólidas, perolizadas e metálicas. Independente do estilo de pintura é importante conservá-la para deixar sua máquina sempre com uma boa aparência. Ainda mais se tem o objetivo de revender seu automóvel. Para deixar a aparência do veículo impecável, é preciso tomar alguns cuidados básicos, como limpeza e aplicação de cera uma vez ao mês. Por isso, reunimos para você 5 dicas para conservar a pintura do carro e deixar seu possante com um aspecto invejável! Vamos conferir?
Faça uma limpeza regular do carro
O automóvel precisa ser lavado ao menos uma vez por semana, para que o resíduo possa ser removido, e assim evitar com que a sujeira afete a pintura. Faça a limpeza de sua máquina com produtos específicos, e preferencialmente neutros, para não agredir a pintura do automóvel. Portanto, fique longe dos produtos abrasivos. Encere o carro no mínimo uma vez por mês, para eliminar as sujeiras que ficam incrustadas na pintura e que muitas vezes não saem com uma simples lavagem.
Cuidado com os arranhões e amassados
Você bateu o carro no poste e acredita que isso não vai interferir no seu uso? Ou acha que a aparência não está tão comprometida? Está enganado! Saiba que acumular estragos pode prejudicar a pintura por expor a lataria do automóvel a agressões externas, como a umidade e o sol. Vale ressaltar aqui que a maior função da pintura, além de deixar o carro bonito, é proteger a lataria do automóvel. Por isso cuide sempre de qualquer alteração que seu carro sofrer, por mínima que esta seja.
Deixe o carro longe do sol
Talvez você nem imagine, mas deixar o veículo exposto a altas temperaturas pode deixar a pintura fosca, desgastada e manchada. Muitas vezes deixamos o carro sob um forte sol por conta de falta de vaga na sombra ou porque o estacionamento está longe do seu destino – o hábito pode afetar a pintura do automóvel. Portanto, evite estacionar o carro no sol forte ou deixá-lo na rua. Procure um estacionamento mais próximo de você e somente em último caso deixe o automóvel na rua.
Não estacione debaixo de árvores
Você provavelmente deve pensar que deixar seu carro debaixo da árvore é uma ótima ideia, por manter a temperatura amena na parte interna. Mas lembre-se que as árvores soltam seiva, além de servir de abrigo para pássaros, que expelem dejetos sobre o veículo. Os resíduos são nocivos para a pintura do automóvel, e podem causar manchas. Se algo ocorrer, limpe o carro o mais rápido possível, usando sabão neutro e água.
Cuidado na hora de abastecer o carro e com a maresia
Na hora de abastecer seu veículo preste atenção se o combustível derramou sobre a lataria, já que a gasolina prejudica a pintura. Vale citar também que o barro e maresia da praia são inimigos número um da aparência perfeita do seu carro. Ao voltar da praia, lave o carro assim que for possível com produtos específicos para não prejudicar a pintura da lataria. Jamais utilize itens abrasivos que podessam arranhar ou desmerecer seu veículo.
Estas dicas com certeza vão deixar a pintura do seu carro com uma boa aparência de forma mais duradoura. Outras sugestões também podem ser seguidas para evitar danos à pintura, como aplicação de cera cristalizadora periodicamente e lavagem do veículo apenas na sombra.
Gostou das nossas recomendações para a conservação da pintura do seu possante? Tem alguma outra indicação para dar aos nossos leitores? Até a próxima!