Nada como um carro com a pintura sempre nova, não é? Mas para deixar o automóvel com uma aparência impecável, é preciso ter cuidados com a pintura da lataria, e eles devem ser diários, para manter o veículo com um brilho incrível. São detalhes simples, mas que fazem toda a diferença no visual do automóvel. Pensando nisso, preparamos 5 dicas para cuidar da pintura do seu carro! Confira.
Lavagem do carro
Um dos pontos mais importantes quando falamos da pintura do carro é quanto à lavagem. Isso porque uma limpeza bem feita garante um automóvel limpo e livre de riscos. Se você não tem experiência com a limpeza automotiva, vale levá-lo até um posto para que um profissional faça a lavagem correta do seu veículo.
Escolha os produtos certos
A seleção de produtos corretos para lavar o carro é essencial para evitar qualquer tipo de dano à pintura. Mas vale lembrar que a maneira que é feita a lavagem também deve seguir algumas regrinhas básicas. A lataria tem que estar fria e a limpeza deve se iniciar pelo teto. Enxágue a lataria constantemente para que o sabão não seque. Deixe as laterais e as partes mais baixas do automóvel por último e use sempre panos diferentes.
Procure lavar o veículo no mínimo uma vez por semana, já que mesmo sem estar suja, a lataria sofre com os agentes externos.
Cera e polimento
Todos os automóveis, independente da pintura ser metálica, sólida ou perolizada, saem das lojas com uma camada protetora que, conforme passa o tempo, se desgasta. A luz ultravioleta do sol, por exemplo, prejudica de forma violenta o automóvel. Para repor a camada protetora é muito importante aplicar uma cera no carro com frequência. O mais indicado é que o serviço seja feito ao menos a cada três meses por profissionais, que possuem as ferramentas certas para esse tipo de procedimento. Se preferir fazer em casa, opte por um lugar longe do sol, deixe o carro esfriar bem e depois aplique uma pequena quantidade da cera para dar brilho à lataria.
Não deixe os consertos para depois
Pequenos amassados e riscos precisam ser consertados o quanto antes. Evite ao máximo deixar este tipo de problema para depois, seja por falta de dinheiro para os retoques ou por não ter tempo de levar a um mecânico de sua confiança. Se for um dano mais grave, o indicado é levar o automóvel até uma oficina especializada em funilaria. O importante é não deixar as portas abertas para um risco de oxidação da lataria do seu carro.
Ao voltar de viagem, lave o carro imediatamente
Está voltando da praia com toda a família e está muito cansado para cuidar do carro após a viagem? Deixe a preguiça de lado, pois a maresia é um dos agentes que mais prejudicam a pintura do automóvel. Faça uma boa lavagem no carro, e se você mora no litoral, vale redobrar todos os cuidados com seu veículo para evitar danos à pintura.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!