Quem estaciona o carro ao ar livre com frequência, ou não possui garagem coberta em casa, vive o drama de tentar proteger a pintura do carro dos agentes externos que mancham a lataria e fazem o verniz perder o brilho com o tempo. Sujeira de passarinhos, flores e sementes, acúmulo de poeira, ação da maresia, da umidade e excesso do sol são – em longo prazo – perigos para a cor do seu veículo e, inclusive, para a integridade da lataria do seu carro.
Por isso, saber escolher e usar a capa automotiva mais adequada é essencial para proteger o seu bem da ação do tempo e fazer com que a pintura mantenha o brilho de carro saído da concessionária.
Escolha o tipo de capa de acordo com a necessidade de proteção do seu veículo
Para proteger seu veículo do sol e da chuva
Opte por capas impermeáveis, com proteção UV (contra raios ultravioletas) e forração interna. Dê preferência para as que refletem a luz solar, mas atenção: em dias excessivamente quentes do auge do verão. o ideal é não deixar seu carro com a capa, pois ela pode funcionar como uma estufa, deixando o veículo em uma temperatura maior ainda do que a ambiente. Nesses casos, nada melhor do que estacionar em outro local, de preferência na sombra.
Para proteger seu veículo do acúmulo da poeira em garagens cobertas
Se seu carro é de coleção, ou se você usa o veículo apenas aos finais de semana, o ideal é procurar uma capa permeável, que absorva a umidade e proteja o veículo do acúmulo de poeira.
Para proteger carros que dormem ao relento
Nesses casos, o objetivo é proteger a pintura da umidade do sereno e de eventuais chuvas com granizo, além das chuvas ácidas, típicas das grandes cidades. As capas mais indicadas são as de polietileno texturizado e que tenham forração total, inclusive nas laterais do carro, protegendo a lataria completamente.
Dicas para colocar e tirar a capa de proteção do seu carro
Mesmo a capa que é feita para proteger a pintura pode, se não manuseada corretamente, causar estragos. Para evitar que isso aconteça, fique atento às seguintes dicas:
- Nunca coloque a capa úmida no seu veículo, principalmente se for a parte interna que estiver molhada. Retire a capa, deixe-a ao sol e só a recoloque quando estiver totalmente seca;
- Nunca coloque a capa se o motor do carro ainda estiver quente. A umidade proveniente do calor do motor pode formar uma camada de umidade entre o carro e a capa;
- Não utilize capas em carros recém-pintados. Pergunte à oficina qual o prazo de espera mais indicado para o tipo de tinta e de pintura realizado;
- Certifique-se que a capa não apresenta infiltrações, que podem manchar a lataria do veículo durante a sua utilização;
- Existem capas com zíper lateral, que permitem que você entre no veículo sem precisar retirá-las, para pegar objetos ou realizar manutenções.
Dicas gerais para cuidar da pintura do seu veículo
- Lave o carro pelo menos uma vez por semana;
- Leve sempre com você uma garrafa de água mineral e um pano limpo para retirar na hora manchas de dejetos de pássaros e seiva de árvores;
- Fala uma cristalização da pintura a cada seis meses, principalmente se você mora em regiões com muita chuva, maresia ou granizo.
Como você faz para manter o brilho do seu carro? Compartilhe suas dicas conosco nos comentários!