Você sabe calibrar os pneus de seu carro corretamente? Muitos motoristas só se preocupam em fazê-lo antes de pegar a estrada, mas o correto é calibrá-los a cada 15 dias. Também é recomendável que se faça a calibragem de manhã, quando os pneus estiverem frios. Assim, as partículas de ar dentro deles ficam mais estáveis, e ao calibrá-los as oscilações são pequenas, tornando o procedimento mais eficaz.
Calcula-se que cerca de 50% dos carros brasileiros rodam com a pressão fora dos limites corretos, e 20% desses casos são considerados muito perigosos, segundo dados levantados pelo evento Pressão Certa Brasil, da Michelin.
Não se deve ficar constrangido por pedir ajuda ao encher os pneus do carro. O importante é que se aprenda a fazer corretamente. Você mesmo pode calibrar os pneus em um posto, mas o problema é a falta de precisão desses calibradores, que precisam ser checados semanalmente, para se verificar se existem partículas de ar nas mangueiras. O melhor é fazer a calibragem em empresas que comercializam pneus, onde o calibrador passa diariamente pela sangria.
Segurança e economia
O motivo mais importante para manter o carro bem calibrado é a segurança dos ocupantes. Um pneu mal calibrado pode deixar o carro instável e fazer com que o pneu tenha um desgaste excessivo, principalmente numa viagem. Em pneus perto do fim de sua vida útil, a falta de calibragem pode ser especialmente perigosa e provocar acidentes.
A calibragem periódica também aumenta a vida útil de um pneu. Estima-se que cada pneu descalibrado perde quase 8.500 km de vida ao longo de sua vida útil. Além disso, a calibragem contribui para que o carro consuma menos combustível e tenha um desempenho melhor.
Na medida certa
O primeiro passo para calibrar corretamente seus pneus é saber quais são as calibragens adequadas ao tipo de pneu do seu carro. Se eles forem originais, basta seguir as orientações da própria montadora, encontradas no manual do proprietário, na tampa que protege o reservatório de combustível ou no lado de dentro da porta (normalmente, na porta do motorista).
Se você tiver colocado pneus com medidas diferentes, siga as instruções do fabricante. Muitos motoristas insistem em calibrar sempre com a mesma pressão, o que pode ser prejudicial. Pneus com medidas diferentes têm pressões ideais diferentes.
Segundo a DPaschoal, em média os pneus devem ser calibrados com as seguintes pressões:
– Aro 13: em média, 26 libras
– Aro 14: 28 a 30 libras
– Aro 15: 28 a 31 libras
Depois de saber qual é o calibre ideal, basta digitá-lo no visor da bomba de ar, retirar a tampa da válvula do pneu, encaixar a mangueirinha e esperar encher, até apitar! Em seguida, basta colocar a tampinha na válvula novamente, e pronto, seu pneu está calibrado!
Lembre-se também de que, se for viajar com o carro cheio ou com bagagens, a pressão deve ser compatível com o peso extra (normalmente a indicação no próprio carro indica a pressão ideal nessa situação) e a calibragem deve ser feita três dias antes da viagem.
E quanto a você, já teve alguma dúvida ou dificuldade na hora de calibrar os pneus? Compartilhe aqui com a gente!