Chegando ao posto você encontra alguns tipos diferentes de gasolina. Mas você sabe realmente a diferença entre os eles? Saiba mais sobre os tipos de gasolina e como fazer a melhor escolha para o seu carro.
Tipos de gasolina
Gasolina Comum
Com coloração amarelada, a gasolina comum é a mais encontrada em postos de combustíveis e não recebe qualquer aditivo. Pelo fato de não possuir em sua composição qualquer tipo de agentes detergentes/dispersantes, com o passar do tempo, acaba acumulando muitos detritos que danificam o motor e o sistema de combustão. Além disso, o tipo é o que mais polui o meio-ambiente.
Pelo novo percentual, a adição de etanol à gasolina comum subiu de 25% para 27%.
Gasolina Aditivada
Com coloração esverdeada, a gasolina aditivada também possui outros agentes detergentes/dispersantes. O diferencial em relação ao combustível Tipo C é o fato de ela impedir que detritos sejam acumulados em bicos injetores e em válvulas de admissão. Enfim, deixa o sistema de alimentação do seu carro limpo. Isso quer dizer que a utilização da gasolina aditivada em nada influenciará a potência do carro, quando comparada com a gasolina comum.
Uma dica para quem utiliza a gasolina comum e pretende começar a consumir a aditivada é mudar gradativamente. Isso porque o carro estará com muita sujeira acumulada no sistema de combustão e se o condutor mudar bruscamente de combustível acabará entupindo os bicos e prejudicando o motor do carro. Portanto, passe a abastecer com gasolina aditivada em pequenas proporções, em seguida, aumente a proporção até chegar em 100%.
Pelo novo percentual, a adição de etanol na gasolina aditivada também subiu de 25% para 27%.
Gasolina Premium:
A octanagem da gasolina aditivada é na mesma proporção que a gasolina comum. É justamente nesse ponto que a gasolina premium se diferencia das demais, com uma octanagem muito superior.
Além disso, ela proporciona uma vida útil maior para muitos componentes do seu carro. Isso quer dizer que com a gasolina premium o motor do seu carro será melhor aproveitado.
Contudo, antes de passar a utilizar a gasolina premium, consulte o manual do carro para saber se o uso desse tipo de gasolina é indicado ou não. Por se tratar de um combustível de maior octanagem ela é indicada para carros com motores mais potentes.
Em relação ao meio-ambiente, a gasolina premium, pelo fato de emitir enxofre em menor escala, é a que menos polui.
Com coloração amarelada, ela permanece com o percentual de 25% em relação a quantidade etanol na sua composição.
CURIOSIDADE DA GASOLINA NO BRASIL
- A gasolina comum comercializada no Brasil é chamada de Tipo C;
- Para a produção da gasolina Tipo C, a gasolina Tipo A (densidade variável entre 700 a 770 g/l) é misturada ao etanol, culminando na formação da Tipo C (densidade variável entre 718 a 775 g/l);
- Mais de 1/4 do valor pago pelo consumidor na gasolina é oriundo de impostos;
- A gasolina do Brasil não é ruim, apesar de ser muito criticada. A questão principal das reclamações é sobre o valor em relação à qualidade. A nossa gasolina se encaixa nos padrões internacionais. O que infelizmente ocorre, conforme muitos casos retratados na mídia, é a adulteração da gasolina, diminuindo sua qualidade e manchando a imagem de todo o produto.
Já sabe como escolher a sua gasolina? Dê a sua opinião!