Não existe nada pior para um motorista do que se envolver em um acidente de trânsito. Não importa de que forma, isso será sempre uma dor de cabeça, além de poder se tornar um problema financeiro. Às vezes, simples batidas, dependendo do local, podem prejudicar toda a estabilidade do carro, e há casos em que trocar a peça danificada fica mais barato do que consertá-la. Batidas traseiras e laterais são as que causam mais danos a qualquer tipo de veículo.
Confira a seguir, quais são as partes mais difíceis de serem consertadas em um carro e também quais são os modelos mais fáceis e difíceis de serem recuperados após uma colisão.
Longarina
A Longarina é uma peça que fica embaixo do carro e possui o formato de “U”. Dividida em quatro partes, tem como principal função dar suporte ao motor, câmbio e chassi. A longarina muitas vezes é acometida em batidas traseiras, e em alguns casos é possível esticar o carro em trilhos para recuperar a peça, mas se o dano for grande, fica mais barato trocar o chassi do que consertar a peça em questão. Se em caso de acidente a longarina for prejudicada, o prejuízo para o motorista é certo.
Painéis
Um carro pode ser divido em partes. A dianteira e traseira geralmente são chamadas por mecânicos e funileiros de painéis. Por isso que as batidas traseiras são temidas por grande parte dos motoristas, pois elas tendem a danificar suspensões e painéis. Quando um painel traseiro ou dianteiro é afetado, seu conserto nunca fica 100%, o carro aparenta estar torto ou desequilibrado. É um verdadeiro tormento na vida de funileiros e mecânicos conseguir deixar tudo alinhado como novo, e, muitas, vezes descarta-se o conserto e se opta por colocar painéis novos.
Barras de proteção e portas
As barras de proteção foram criadas para proporcionar segurança em caso de colisões laterais. Essas barras ficam próximas às portas e quando elas ou então as folhas da porta amassam e se encostam, é algo muito difícil de arrumar. Há funileiros que dizem que se a folha da porta encostar na barra, então, a porta está condenada. Geralmente, portas dobradas na altura da maçaneta perdem totalmente a resistência. Exista quem desamasse as folhas, e completem-nas com massa, porém, com o passar do tempo os ruídos aumentam e infiltrações tendem a aparecer.
Carros mais caros e difíceis de ser consertados
De acordo com testes do CESVI – Centro de experimentação e Segurança Viária, os 10 modelos mais caros e difíceis de ser consertados no Brasil são:
- Fiat Novo Palio
- Fiat Palio Fire
- Fiat Novo Uno
- Renault Sandero
- Fiat Bravo
- Citroen C4 Hatch
- Suzuki SX4
- Nissan Livina
- Nissan Grand Livina
- Citroen C4 Picasso
Carros mais baratos e fáceis de ser consertados
Assim como listou os carros mais difíceis e caros de serem consertados, o CESVI também fez uma lista dos mais baratos e simples. Confira:
- VW up! I-Motion
- Citroen Novo C3
- Volkswagen Novo Fox BlueMotion
- Peugeot 208 Active
- Etios XS
- Gol City
- Volkswagen Cross up!
- Toyota Etios Sedã
- Volkswagen Polo
- Chevrolet Prisma
Bater o carro, ou então envolver-se em um acidente, não é nada bom. Por isso, atenção no trânsito e direção segura são muito importantes, tanto para sua saúde física, quanto para sua saúde financeira.
E você, já passou por alguma situação envolvendo essas peças ou então esses modelos de carro? Conte pra gente pelos comentários.