Assim como o motor, o câmbio é uma das peças mais importantes do carro, pois esse sistema permite que o motor dê a força motriz apropriada para as rodas de acordo com a sua necessidade.
Por possuir toda essa importância, não é a toa que cada vez mais essa peça vem se inovando, e integrando o mercado de uma forma mais variada. Sendo assim, na hora de escolher qual tipo de câmbio comprar, muitas pessoas acabam caindo na dúvida entre investir em uma transmissão manual, os de troca no volante, os sequenciais de corrida, automatizado ou automático.
Hoje, reunimos as vantagens e desvantagens de cada tipo de cambio para te ajudar na hora de escolher o ideal para o seu carro. Confira:
Câmbio automático
Quando utilizado, este câmbio permite que o motorista não precise fazer a mudança de marcha manualmente e usar o pedal da embreagem, ou seja, o pé esquerdo fica livre, enquanto somente o direito se movimentará entre o freio e o acelerador.
Esse tipo de transmissão automática proporciona uma maior durabilidade e economia dos componentes de transmissão e do motor, além de contribuir para um maior conforto e facilidade – ideal para motoristas novatos. Contudo, esse sistema pode acabar gastando mais combustível, pois ele troca de marcha automaticamente e de acordo com a rotação em que o carro está. Dessa forma, o câmbio automático possui estrutura mais complexa e mais cara, sendo gerenciada pelo conversor de torque.
Apesar de possuir maior durabilidade e não requerer uma frequência de manutenção igual ao da transmissão manual, pois seu funcionamento causa menos desgaste a determinadas peças da engrenagem, a manutenção do câmbio automático é mais cara e pede uma mão de obra especializada. A recomendação é que ela seja realizada a cada 20 mil km.
Câmbio automatizado
Mais em conta que a transmissão automática, essa opção está entre o câmbio automático e o manual. Geralmente, este tipo de transmissão é voltada para os automóveis de médio porte e compactos, pois dessa forma não existe perda de potência ou aumento no consumo.
Nesse tipo de sistema, o câmbio possui uma ou mais embreagens e elas são acionadas por comando eletrônico. Dessa forma, o sistema dispensa o pedal da embreagem e dá total autonomia para que o motorista escolha a marcha recomendada para cada situação. Sendo assim, o automatizado acaba sendo mais simples que o automático, pois possui uma estrutura próxima a do modelo mecânico, mas controlada por módulo eletrônico e atuadores hidráulicos.
Uma das reclamações dos usuários desse tipo de câmbio, é o seu menor rendimento em subidas, especialmente quando o veículo está muito pesado.
Câmbio manual
Mais antigo, porém muito usado ainda nos carros, esse tipo de câmbio transmite uma maior esportividade e tem um desempenho melhor quando o assunto é ultrapassagem. Ideal para os amantes da direção, esse sistema garante um maior “controle” do condutor por meio do uso da embreagem e da troca de marchas manuais.
Outros grandes atrativos desse tipo de câmbio são as ofertas de peças de reposição, manutenção mais barata e especialmente a econômia de combustível gerada, afinal, o condutor é quem tem o controle das rotações. Contudo, quando manuseado de forma errada, o câmbio manual pode exigir mais manutenção do que outros tipos de transmissão. Para aqueles que procuram praticidade, essa também não é uma boa opção, pois ela exige mais do condutor, sendo assim mais cansativa.
Agora que você conheceu os câmbios disponíveis no mercado, confira o nosso blog e descubra ainda mais dicas sobre o universo automobilístico!