Nos Estados Unidos, existem centenas de cemitérios de carros espalhados, e muitos deles são visitados por pessoas interessadas em conhecer estes locais que possuem carros antigos e modernos poucas vezes vistos nas ruas das cidades.
A origem desses cemitérios normalmente ocorre por parte de colecionadores que, ao longo de suas vidas, compraram carros usados e ao possuírem grandes propriedades, estacionavam estes veículos com a esperança de recuperá-los ou até mesmo de realizar vendas futuras, contando com uma valorização destas peças que se tornavam raras com o passar do tempo. Outros casos decorrem de pequenos empresários do ramo de veículos que deixam seus negócios para os herdeiros com um estoque de veículos. Muitos desses colecionadores e empresários, ao falecer, deixaram estes patrimônios sem que fossem mantidos pelos herdeiros, permanecendo ao relento e depreciando com o passar do tempo. É comum encontrar nesses locais, situações em que a natureza acabou envolvendo os veículos e estes passaram a ser integrantes deste ambiente.
Old Car City
Considerado o maior cemitério de carros dos Estados Unidos e do mundo, existe há 50 anos, originando-se de uma loja de autopeças, sendo considerado atualmente mais que um cemitério, um verdadeiro museu do automóvel.
Encontra-se no Estado da Geórgia na cidade de White, com cerca de 130 mil m², com mais de 4 mil carros clássicos neste local.
Dean Lewis, é o proprietário atual, tendo herdado de seus pais, esta área hoje realiza vendas de peças originais dos modelos de carros que estão no local há mais de 30 anos.
O local poderia ser considerado um ferro velho, caso não possuísse veículos tão raros. Por esse motivo passou a ter características de um museu a céu aberto, cobrando entrada de visitação a US$ 15 para olhar e US$ 25 para fotografar, ganhando o status de galeria de arte.
(inserir na publicação as imagens acima)
Cemitérios de carros atuais
A queda no consumo da indústria automobilística mundial tem provocado a formação de novos cemitérios ao redor do mundo e também nos Estados Unidos.
Este fenômeno decorre de produções de veículos novos e que não conseguiram ser vendidos pela indústria, ficando estocados em áreas imensas com sua deterioração progressiva.
Em Baltimore, Maryland existem aproximadamente 57 mil veículos estocados.
Tal fato nos faz refletir se não seria melhor adaptar as produções de veículos à suas vendas reais, reduzindo esta situação, porém a situação é mais complexa pois envolve toda uma cadeia produtiva que depende da fabricação para manter empregos e movimentar a economia.
Percebe-se que se não houver uma reavaliação desta situação, dentro em pouco os cemitérios não serão exclusividade de carros antigos e sim destes mais modernos.
Considerações sobre cemitério de carros nos EUA
Os Estados Unidos possuem uma cultura de preservação da memória e de locais onde se compram materiais usados, sendo comum encontrar pessoas especializadas na busca de relíquias guardadas nestes locais.
Os carros neste particular exercem um fascínio muito grande sobre as pessoas por estarem relacionados a evolução econômica e ascensão pessoal do cidadão americano e desta forma passa a ser objeto de admiração, principalmente para o povo daquele país.
Gostou dessa curiosidade? Para descobrir muitas outras, não deixe de acessar o blog ChipsAway!