Como conservar a pintura do carro mesmo morando na praia
Só quem mora na praia sabe como é difícil evitar os danos causados pela maresia, principalmente quando o assunto é conservar a pintura do carro. Neste artigo você conhecerá algumas dicas de como manter seu carro a salvo da maresia.
A maresia é um fenômeno natural caracterizado por uma fina e úmida névoa de água salgada que vem do mar em direção à terra. Essa mesma névoa, que pode ser muito refrescante no verão, também pode ser uma das maiores vilãs para equipamentos eletrônicos, móveis e o seu carro.
Entre todos os problemas que a maresia pode causar, talvez os que mais causem preocupações sejam aqueles relacionados aos veículos. Isso porque esse fenômeno aparentemente inocente é um dos principais causadores de ferrugem, um problema que afeta desde as peças internas e o motor, até a lataria e a pintura do veículo.
Por isso, ensinaremos neste artigo, algumas maneiras para você evitar problemas maiores e aprender a conservar a pintura do carro. Essas dicas foram criadas especialmente para quem mora na praia, mas, se você a visita, vale a pena se atentar também.
Foto: Pixabay
Como conservar a pintura do carro da maresia
Basta manter-se atento a alguns detalhes relacionados ao seu veículo que você será capaz de conservar a pintura do carro e preservar seu bom funcionamento. Veja quais são esses cuidados:
1. Verifique todas as partes de metal do veículo
Tenha o hábito de verificar com frequência os conectores elétricos, terminais de bateria, filtros de lubrificação e ar. Garanta que eles não possuam areia ou água acumuladas. Esses resíduos, assim como o resíduo de sal, podem fazer com que as coifas dos amortecedores se rompam, danificando toda a suspensão do veículo
2. Mantenha o carro em lugar coberto e fechado
Sempre que possível, guarde seu carro em estacionamento fechado e coberto. Tanto a maresia excessiva como o sol podem estragar a pintura do seu veículo.
3. Use produtos contra ferrugem
Fazer lavagens completas e usar produtos contra ferrugem na lataria também é aconselhável para quem vive na praia e quer conservar a pintura do carro.
4. Invista em capas automotivas
Sim, as capas automotivas realmente ajudam a diminuir o efeito nocivo da maresia e conservar a pintura do carro. Mas, não se esqueça de deixar uma abertura para que o ar circule ao redor do veículo.
5. Não exagere no polimento do veículo
Evite as sessões de polimento do veículo. Além de não ajudar a conservar a pintura do carro, elas retiram gradativamente as camadas de tinta feitas em seu carro. Ao lavar o veículo, procure sempre utilizar produtos de PH neutro.
6. Seja cuidadoso ao lavar o carro
Outra recomendação importante para conservar a pintura do carro é lavá-lo uma vez por semana e sempre à sombra. Antes de ensaboar, jogue água no veículo para que não haja partículas sólidas na hora de aplicar o sabão e seu automóvel seja riscado.
7. A cristalização ajuda a evitar os problemas com a maresia
É interessante fazer uma cristalização no carro a cada seis meses. Isso fará com que os efeitos da maresia e do sol sejam menos nocivos à lataria. Além dela, você deve encerar o carro uma vez ao mês, sempre utilizando uma estopa para aplicação da cera e uma flanela para o polimento.
8. Não circule em áreas não pavimentadas
Circular por áreas não pavimentadas, colocando seu o carro na areia, mais perto do mar, além de expor mais o veículo aos efeitos da maresia ainda pode prejudicar o funcionamento do motor e demais partes do veículo.
Vale lembrar que nenhum seguro auto cobre danos promovidos por água salgada, então se você deseja evitar problemas com a maresia e conservar a pintura do carro, basta seguir esses cuidados simples. É bem mais vantajoso se atentar a eles do que arcar com reparos ou novas pinturas veiculares.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros