Com o aumento das tarifas de álcool e gasolina, os motoristas vêm se buscando meios de economizar no consumo de combustíveis. Para isso alguns detalhes devem ser observados, amenizando o impacto no orçamento doméstico.
Não desça com o veículo solto
Descer com o veículo solto, ou a famosa banguela, para economizar combustível é um mito. Nos carros antigos isso poderia ser viável, mas com a injeção eletrônica tudo mudou. Isso porque, na realidade, não há economia porque o motor continua trabalhando para evitar que o carro morra. E o mais importante, essa ação coloca motoristas e passageiros em grande risco.
Troca de Marcha
A troca de marcha na hora certa é primordial, reduzindo corretamente quando necessário. A rotação do motor deve ficar entre 2 mil e 2,3 mil giros, mais que isso o consumo de combustível aumenta muito.
Outra dica é deixar o câmbio no neutro, se o tempo de parada durar mais que 1 minuto.
Freadas
Paradas bruscas consomem muito mais combustível. Por isso, freie aos poucos quando tiver a previsão de parar.
Congestionamentos
Por vezes é inevitável, mas fugir de congestionamento seria o ideal. Rotas mais longas podem ser mais econômicas do que ficar parado por longo tempo.
Vidros Abertos ou Fechados
Andar com os vidros fechados até 70 km/h não faz muita diferença no consumo. A partir daí, começa a agir a resistência do ar e se consome mais combustível.
Com os vidros fechados você acaba precisando ligar o ar condicionado. Nos carros antigos se tem maior gasto, já os mais modernos otimizam o consumo conforme o necessário- desligando quando se chega na temperatura ideal- e gastando menos.
Aceleração
Respeitar a regulagem de fábrica. Elas já acertam para que se gaste menos combustível: para cidade, numa velocidade entre 30 e 60 Km/h e para a estrada, entre 80 e 110 Km/h. Quanto mais se acelera, mais se gasta combustível.
Por isso mantenha-se atento, evitando acelerações bruscas.
Manter distância segura
Além da segurança, esta medida evita as freadas bruscas. Dirigir de forma constante é a melhor opção.
Acessórios
Os acessórios podem modificar a aerodinâmica de seu veículo e, com isso, consumir mais. Porta bagageiros fora do compartimento e porta bicicletas, por exemplo, contribuem para um maior consumo.
Não coloque pneus fora do padrão do seu modelo de veículo.
Revisão sempre em dia
Observar filtros. Nível de óleo pode interferir na potência do motor, ou seja, filtros sujos causam perda de potência e assim o motor gasta mais.
Fique atento também ao alinhamento e ao balanceamento. Eles devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados.
Os pneus também merecem atenção. Com eles murchos há um gasto 10% maior do que com ele calibrados. Cuidado com os pneus carecas. Além do risco, consomem mais combustível, porque a superfície de contato com o solo é maior, ocorrendo mais atrito.
Evite peso excessivo
A cada 50 kg de carga o consumo sobe 1%, conforme estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI). Bagagem em cima do carro também compromete a aerodinâmica, contribuindo para mais gasto de combustível.
Combustível confiável
Não existe uma relação entre andar com tanque cheio ou vazio. A diferença real é maior em relação a qual combustível usado. Álcool consome mais que gasolina, mas pode ter um custo benefício melhor. Veja como escolher entre gasolina e álcool neste post da ChipsAway.
Combustíveis de boa qualidade sempre proporcionam melhor consumo. Já os batizados com etanol ou querosene interferem no consumo do carro. Por isso, cuidado com preços muito abaixo do valor que costuma encontrar e observe, se após abastecer, você nota algum problema. Alguns sinais podem ser dificuldade para dar partida, perda de potência, cheiro de acetona, escapamento com mais fumaça branca, ponteiro do contador de giros tremendo (principalmente em subidas), maior gasto de combustível, problemas no bico injetor e na bomba de gasolina.
Pode-se pesquisar postos e verificar se já tiveram problemas com combustível adulterado consultando a Agência Nacional de Petróleo (ANP). E se desconfiar de algo, você também pode denunciar por este canal.
Estude suas rotas antes de sair
Evitar trocar de marchas constantes e acelerações e desacelerações seguidas é uma ótima dica. Por isso, estude as rotas antes de sair de casa e faça a opção por vias expressas ou até rodovias, pois assim você parará menos.
Mais importante
Se seu destino for perto porque não andar um pouco? Ou pegar a bicicleta? Além de economizar combustível, fará bem à sua saúde.
Outra forma de economizar com combustível é aderir à carona solidária. Além de diminuir os seus gastos, essa atitude é essencial para melhorar a qualidade do ar, a mobilidade urbana da sua cidade e fará bem para a sua vida social!
Gostou das dicas? Compartilhe com a gente a sua opinião!