Quem tem carro sabe que imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Seja uma batida, um risco que prejudicou a tintura da lataria, ou qualquer outra ocorrência que pode trazer algumas dores de cabeça. E aí surge a seguinte dúvida: como escolher a melhor oficina de funilaria e pintura? Como optar por um profissional que vá atender da melhor forma todas as minhas demandas?
Não se preocupe, listamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a escolha certa do profissional que irá cuidar do seu veículo. Afinal, sabemos o quanto seu carro é importante em sua rotina. Vamos lá?
Procure por um profissional qualificado
Como em qualquer área, é preciso saber se o profissional é capacitado para tal função. Vale ressaltar que para ser funileiro ou um pintor de carro é necessária uma boa qualificação. Portanto, não entregue seu carro à primeira oficina que encontrar em seu bairro. Faça uma pesquisa dos profissionais em sua região para dessa forma encontrar a melhor oficina que atenderá as suas demandas.
Fuja de preços muito baixos
Nunca é demais lembrar que o barato sai caro na maioria das vezes. E isso vale para todas as áreas. E quando se trata de carro, o preço abaixo da tabela pode implicar em uso de verniz sem qualidade e uma pintura nada caprichada. Portanto, ao pesquisar por oficinas, desconfie se o preço dos serviços for muito baixo, combinado?
Troca de peças
A manutenção das peças do seu carro pode causar algumas alterações na resistência da chapa. Caso a oficina recomendar isso ou uma troca de itens, preste muita atenção. Solicite ao profissional para ver de perto a peça velha para ter a absoluta certeza de que a substituição foi realizada. Você pode também fazer visitas à oficina para acompanhar de perto o trabalho do profissional.
Colorista
É fundamental que uma oficina de pintura e funilaria tenha um profissional especializado na preparação da tinta. Isso porque, sem um colorista, você corre o risco de voltar pra casa com um carro de duas cores. A tinta nova normalmente traz tonalidades mais contrastantes e pede um ajuste para se igualar a cor do automóvel. Outra ótima opção é escolher uma oficina que tenha um Espectrofotômetro, aparelho que consegue medir e comparar a luz, para, dessa forma, ler a cor do carro e não ter nenhum tipo de diferença, garantindo um trabalho eficiente em todas as etapas.
Martelinho de ouro
Após uma batida, alguns motoristas buscam o martelinho, mas vale lembrar que esta pode não ser a melhor solução para seu problema. É muito importante ressaltar que a diferença está na tinta. Ou seja, se saiu tinta do veículo, não tem discussão: o serviço é de funilaria. O martelinho de ouro conserta apenas os amassados, e não consiste em um trabalho elaborado de pintura.
Preocupação com o meio ambiente
Você sabia que toda oficina precisa seguir a legislação quando o assunto é coleta de resíduos? A água usada, por exemplo, deve receber tratamento antes de voltar para a rede pública. Já os resíduos de vernizes, tinta e solventes precisam ser armazenados e depois coletados por uma empresa do ramo. Portanto, ao escolher sua oficina, leve em conta se ela se preocupa com o meio ambiente.
Indicação de colegas
Quando falamos em serviços de terceiros, nada melhor do que pedir a recomendação de um amigo. Dessa maneira você saberá com mais confiança se o profissional é realmente capacitado para tais serviços. Com certeza você tem algum colega que algum dia precisou ir até uma oficina de funilaria e pintura. Pergunte a ele sobre a qualidade do serviço do profissional e tenha mais garantia de que seu carro estará em boas mãos.
Escolher a melhor oficina de funilaria e pintura para cuidar bem do seu carro não é uma tarefa tão difícil, como vimos. Seguindo as nossas sugestões de como optar pelo melhor profissional, você não vai mais ficar na mão na próxima vez que seu automóvel precisar de algum tipo de conserto.
Gostou das nossas dicas? Tem alguma recomendação para dar que não foi citada aqui? Comente conosco!