A hora da troca dos pneus é um momento que gera muita dúvida entre os motoristas. Afinal, é necessário realizar a troca dos pneus? De quanto em quanto tempo preciso fazer essa manutenção? Para não deixá-lo confuso no procedimento, vamos dar dicas para você saber quando é a hora de trocar os pneus do carro. É muito importante trocar as peças e deixar a economia de lado, já que qualquer irregularidade pode colocar sua vida em perigo.
Quilometragem
Os fabricantes dos pneus costumam indicar a vida útil das peças no manual. De uma forma geral, a montadora aponta a quilometragem máxima que um pneu pode alcançar se notados todos os cuidados básicos recomendados no guia do automóvel, como alinhamento, calibragem e balanceamento. Vale ressaltar que os pneus comercializados no mercado possuem uma durabilidade de cerca de 25 mil até 70 mil quilômetros. Portanto, tenha em mente qual é a recomendação do seu fabricante e fique de olho em seu desgaste.
Indicador de desgaste
O pneu precisa ser trocado antes de atingir a quilometragem recomendada pela montadora no momento em que a profundidade dos sulcos reduzirem a 1,6 milímetros. De acordo com as indicações da Resolução nº. 558/50 do CONTRAN, os automóveis equipados com pneus que possuem sulco abaixo de 1,6 mm correm o risco de serem apreendidos. O pneu apresenta um indicador de desgaste recomendado pela sigla TWI, que são nada mais do que saliências de borrachas nos sulcos. Caso a peça sofra desgastes que podem alcançar essa saliência, fica devidamente inviável para utilização e deve ser trocado o quanto antes.
Deformações
Ao verificar o estado dos seus pneus a cada 15 dias, procure deformações na estrutura e na superfície. Pneus tortos e com saliências precisam ser trocados imediatamente, para sua segurança. Isso porque estes são os critérios mais importantes que devem ser notados para saber se chegou o momento de trocar os pneus. Jamais pegue estrada ou mesmo vias urbanas se acredita que o estado dos pneus está em má condição. Isso pode comprometer sua segurança.
Como aumentar a durabilidade dos pneus
Se pretende fazer com que as peças durem mais, a sugestão é ficar sempre atento à calibragem certa, de acordo com as recomendações do manual do seu carro. Outro detalhe muito importante é fazer o rodízio a cada 15 mil km, para que os pneus não fiquem com um desgaste desigual. Na hora de estacionar seu carro, fuja de manchas de solvente ou óleo, já que eles podem causar danos às peças. E não se esqueça de montar os pneus em aros corretos e em ótimo estado na hora de trocá-los.
Como notamos, existem diversos fatores indicam que chegou a hora de trocar os pneus do carro. É muito importante efetuar a troca das peças no momento certo, já que do contrário compromete-se a sua segurança e de toda sua família.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo!