Responda essa pergunta rápida: quantas vezes você já se pegou utilizando o smartphone desviando sua atenção da direção? O uso de celular- inclusive durante a direção- tem aumentado de forma muito rápida, pois os motoristas querem se manter conectados também em seus carros. Atualmente, a multa por utilização de celulares é de R$ 85,13, mas o mais alarmante são os riscos de acidente que aumentam em até 400%.
A boa notícia é que uma nova tendência está surgindo no mercado para facilitar a vida das pessoas que não querem ou não podem deixar de lado a utilização do smartphone. Esta novidade ainda agrega diversas funcionalidades ao carro durante a direção: são os carros conectados.
No exterior todas as montadoras já introduziram no mercado seus modelos e aqui no Brasil essa nova tecnologia está ganhando espaço.
O que são carros conectados
Um carro conectado basicamente deve possuir conexão com a internet. Ela pode vir de smartphones conectados por USB/Bluetooth ou embutida no próprio automóvel. Neste último caso, o veículo também funciona como um roteador, isto é, disponibiliza sinal de Internet para quem tiver em seu interior e possuir acesso.
A forma mais comum atualmente no Brasil é a que possui todo o trabalho realizado pelo smartphone em conjunto com uma tela sensível ao toque. No celular são instalados os aplicativos e as ordens são dadas por comando de voz ou via touchscreen, permitindo que o motorista não tire as mãos do volante e se concentre na direção.
Vantagens dos carros conectados
Diversas questões de segurança, informação e acessibilidade fazem parte das vantagens trazidas por essa tecnologia. Vejamos algumas delas:
Aplicativos
Há aplicativos que permitem encontrar restaurantes, saber o clima de determinado local ou obter informações de trânsito em tempo real. Há ainda outras opções que funcionam como computador de bordo, monitorando as variáveis do carro e também aumentando a eficiência do combustível.
Monitoramento de novos motoristas
Ideal para os pais que emprestam o carro para os filhos que são novos motoristas. A velocidade máxima e o trajeto são monitorados e toda a informação vai direto para o responsável. Essa funcionalidade também tende a ser útil em carros de empresas, por exemplo, para monitorar itens de segurança e realizar a gestão de peças e manutenções.
Ponto-cego
Câmeras e sensores já são uma realidade, mas agora também são utilizados para cobrir o clássico ponto-cego, evitando acidentes.
Diagnóstico digital
Uma facilidade para as montadoras e uma segurança a mais para os motoristas. Itens como pressão dos pneus e estados dos freios são enviados diretamente para as oficinas especializadas.
Direção inteligente
Esta tende a ser a tecnologia do futuro, e passa pelos carros conectados. Aqui o próprio automóvel toma conta da direção em situações adversas e realiza ações baseado em câmeras, sensores e radares de posicionamento. Ainda que seja uma tecnologia muito recente, ela será a base para o que se pretende para o futuro automobilístico.
Forma de pagamento
Isso mesmo. Com seu carro conectado na Internet, ele pode se otimizar processos de pagamento, como em cancelas de shopping ou pedágios.
Dados de acidentes
É a versão automotiva da caixa-preta já presente em aviões. Os dados coletados podem ser utilizados para criar estatísticas e melhorar a segurança nas estradas.
Mas nem tudo são flores. Para desfrutar de toda essa segurança e acessibilidade a uma boa cobertura de internet para dispositivos móveis, os carros conectados são mais eficientes em grandes centros urbanos. Contudo, com a promessa da ampla disponibilidade de internet 4G chegando cada vez mais perto, essa desvantagem pode desaparecer.
E você, está animado para conhecer um carro conectado? Compartilhe com a gente a sua opinião!