Destaque no Salão de Genebra, a Honda apresentou o novo NSX. O esportivo, lançado há 25 anos, é considerado um supercarro e teve ajuda de Ayrton Senna no seu desenvolvimento. Com previsão de venda nos Estados Unidos já em 2015 e na Europa em 2016, a empresa ainda estuda a possibilidade de importação dos modelos ao Brasil, já que a alta do dólar poderia deixar o preço inviável. Outro ponto que encareceria o modelo são as adaptações mecânicas para receber a gasolina brasileira, com altos níveis de aditivos.
O novo NSX já havia sido apresentado no salão de Detroit pela Acure, braço de luxo da Honda, e é o primeiro modelo especial da montadora a não ser produzido no Japão, mas sim em Marysville, Ohio, Estados Unidos.
História NSX
Na década de 80, a montadora japonesa encomendou ao estúdio de design automotivo Pininfarina o projeto do HP-X, o Honda Pininfarina Experimental, dando origem a um esportivo com cabine inspirada em aviões. O projeto continuou a ser desenvolvido com o apoio do seu então principal piloto, Ayrton Senna (McLaren/Honda).
Desta parceria surgiu o NS-X, aliando as características de um esportivo com preço acessível e usual para o dia a dia. Entre os destaques do modelo da década de 90 estava o motor VTEC V6 de três litros, o amplo campo de visão proporcionado peça altura de 1,14m, a cabine em posição central, e a rigidez estrutural- sugestão de Senna. Além disso, o NSX inovou por ser produzido em um único bloco de alumínio, permitindo a redução de cerca de 40% em relação aos modelos de aço.
Desde o seu lançamento, o NSX sofreu apenas duas atualizações- em 2002 e 2015-, mas nunca perdeu o status de supercarro.
Confira o vídeo de Ayrton Senna pilotando o Honda NSX.
Novo NSX
O novo NSX levou três anos para ser desenvolvido e levou em consideração anotações com diversas observações de Senna para o primeiro modelo da montadora. Entre as novidades estão o motor V6 biturbo de injeção direta que, apesar de não ter a potência divulgada, promete ultrapassar os 550 cavalos. Além disso, ele possui um sistema híbrido com três motores elétricos- um que alimenta os sistemas de aceleração, frenagem e as trocas de marcha e os outros dois no eixo dianteiro atendendo as rodas. Outro destaque é a carroceria e chassi produzidos em alumínio e fibra de carbono.
Apesar de ainda estar na fase de desenvolvimento, a Honda divulgou durante o Salão de Genebra que já recebeu 25 depósitos de cerca de 5.700 euros para reservar o modelo, isto apenas no Reino Unido. Sem ter o valor divulgado, a estimativa é que, caso ele seja vendido o Brasil, seu preço girará em torno de 1 milhão de reais, mais caro que o rival Nissan GT-R.
Comparativo Novo Honda NSX e Nissan GT-R
O Novo Honda NSX promete competir com o esportivo Nissan GTR. Lançado em 2008. Seu modelo mais atual estrelou no São do Automóvel de São Paulo. Se o NSX tem como marca Ayrton Senna, o Nissan GTR possui outro ícone de velocidade como um dos seus fãs: este é o modelo preferido do velocista Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. Seu motor biturbo V6 de 545 cavalos acelera até 100km/h em 3,3 segundos.
Gostou do novo Honda NSX? Compartilhe com a gentes a sua impressão sobre o supercarro!