Se você utiliza seu carro para trabalhar, deve prestar atenção no quesito economia. As marcas e modelos- cada vez mais atrativos, com acessórios inovadores, itens de série que enchem os olhos dos apaixonados por carros- estão nas vitrines para o encantamento dos consumidores. Mas na hora de trocar de carro é importante levar em conta a eficiência energética, principalmente se seus rendimentos financeiros dependem do seu veículo no dia a dia ou se você usa o carro diariamente.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) classifica os veículos vendidos no Brasil de acordo com a eficiência energética, e neste ano avaliou 36 fabricantes. Etiquetas que exibem essa eficiência vêm nos vidros dos veículos, exatamente como nos eletrodomésticos, e orientam o consumidor na hora da escolha por um carro mais econômico. De acordo com o Inmetro, neste ano o consumo de combustível dos veículos com nota A está 10% mais eficiente que no ano passado.
Os mais econômicos
De acordo com a avaliação do Inmetro, o modelo sub-compacto Clio 1.0 Authentique, da Renaut, foi eleito o mais econômico, rendendo 14,3 km com um litro de gasolina na cidade e 15,8 na estrada. Quando abastecido com etanol, consome 9,5 km/l na cidade e 10,7 na estrada.
Na categoria compactos, o mais econômico é o Ford KA 1,0 S, com o consumo de 13,4 km por litro de gasolina na cidade e 16,4 na estrada; e 9,3 km/l e 11,3 km/l quando abastecido com etanol.
Os carros considerados médios, entre eles os modelos sedãs de porte médio, as melhores avaliações foram para o Toyota Prius, um híbrido que possui um propulsor elétrico e outro à gasolina, e para o KA+SE e SEL 1.0 três volumes com motor flex, com consumo de 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, com gasolina e 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol.
Na lista dos mais econômicos também estão os modelos hatch compactos 1.0, como o Uno, o UP e o Gol, o Pálio e o Ford KA.
Influência da cor
As cores claras, principalmente a cor branca, tornam os carros mais econômicos. Uma pesquisa americana aponta que com a escolha de cor do carro pode trazer para o consumidor uma economia de até 1,1% na conta do combustível. Além disso, os carros claros esquentam menos e enviam menor quantidade de poluentes à atmosfera, por isso são considerados mais ecológicos. Outro reflexo positivo, é que os modelos brancos custam menos que os demais na hora da compra.
Outros gastos
Um carro custa muito mais do que o valor pago na hora da compra. Pesam no bolso os gastos com seguro, IPVA, manutenção e combustível. Vale muito também considerar os gastos com o conserto depois de uma batida. Segundo o Centro de Experimentação em Segurança Viária, que calcula o Car Group- indicador usado como base para caçulo de seguradoras-, os modelos hatch compactos como UP, o Ford KA e o Uno são os mais baratos na hora de consertar.
Dicas para economizar combustível
O Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET), em parceria com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Inmetro, relaciona algumas boas dicas para você economizar combustível e prolongar a vida útil de algumas peças do seu carro. Veja:
- Saia de casa com o itinerário planejado, evitando vias congestionadas;
- Acelere de modo gradativo e não acelere entre as passagens de marcha, enquanto aciona a embreagem;
- Não estique as marchas, trocando-as na rotação correta do motor;
- Tire o pé do acelerador ao avistar o sinal vermelho;
- Evite ficar parado com motor ligado por mais de dois minutos;
- Evite arrancadas e freadas bruscas;
- Não dirija em alta velocidade – testes apontam que o consumo de combustível a 100 km/h pode ser maior em 20% do que a 80 km/h;
- Não acelere antes de desligar o motor – queima o combustível e dilui o óleo lubrificante dele, aumentando o desgaste;
- Promova o transporte solidário;
- Mantenha o motor regulado, economiza dinheiro e não polui o ambiente;
- Mantenha os pneus calibrados corretamente, a direção alinhada e as rodas balanceadas;
- Verifique sempre o nível do óleo lubrificante e troque-o de acordo com o manual do fabricante;
- Verifique sempre os cabos, velas e demais componentes de ignição e inspecione periodicamente os freios;
- Não sobrecarregue o veículo com peso desnecessário – cada 50 kg de peso extra pode aumentar em 1% no consumo de combustível;
- Procure estacionar protegido do sol, evitando perda de combustível por evaporação.
Os mais interessados podem consultar sobre a eficiência energética de diversos modelos de veículos no site do CONPET e do INMETRO, e acompanhando nosso blog você terá sempre informações úteis para os cuidados com seu carro.