Sem sombra de dúvidas, comprar o primeiro carro é o sonho de muito brasileiro. O simples fato de ter um veículo próprio é visto como um sinônimo de liberdade e conforto. Para muitas pessoas, conseguir enfim adquirir um veículo é o primeiro sinal de uma vida profissional bem-sucedida que está apenas começando.
Embora seja uma grande conquista, nem tudo são flores na compra do primeiro carro, muitas questões como: consumo de combustível, manutenções, locais para estacionar e seguro automotivo, devem ser levadas em consideração antes de adquirir o veículo.
Confira a seguir uma lista com o que deve ser considerado antes de comprar o primeiro carro.
1. Atente-se às despesas
Além de comprar o carro, é necessário mantê-lo, ou seja, possuir dinheiro para pagar IPVA, licenciamento, seguro, combustível e manutenção. Portanto, comprar um carro pode até ser barato, mas mantê-lo não é tão simples assim.
2. O carro é realmente necessário agora?
Muitas pessoas utilizam o transporte público, ou então vão de carona ou fazem uso de ônibus fretado para ir ao trabalho. Na maioria das vezes a família já possui um carro. Caso a intenção seja ter o veículo apenas para uso esporádico, ou seja, aos finais de semana ou em ocasiões especiais, será que realmente esse é o momento de assumir despesas pesadas? É interessante pensar em um revezamento familiar do veículo, dividindo suas despesas trazendo economias a todos e deixando para comprar o carro em um futuro próximo.
3.Quanto você está disposto a investir no seu primeiro carro?
Antes de comprar o carro é importante saber qual a quantia disponível para isso. Assim que souber de quanto dispõe, é necessário analisar holerites, receitas e despesas para saber quanto poderá ser gasto com o carro por mês. Assumir uma dívida e depois perceber que dificilmente conseguirá honrá-la é um forte golpe sobre qualquer finança.
4.Vai comprar financiado? Cuidado!
É necessário ter consciência de que um financiamento é uma dívida de longo prazo, e antes de assumir esse tipo de dívida é necessário se questionar: caso haja contratempos com saúde ou então perda de emprego, será possível honrar as parcelas mesmo assim? Nesse caso, indica-se contratar um seguro de proteção financeira, assim você não corre o risco de perder seu veículo por falta de pagamentos.
Quanto menor for o valor financiado, mais fácil será quitar a dívida. É necessário haver atenção às condições de financiamento, tais como custos envolvidos e também porcentagem de juros a serem pagos. Não feche nenhum negócio enquanto não estiver 100% confortável e seguro com a decisão.
5.Saiba quais são suas necessides
Procure sempre pelo carro que você precisa. Por exemplo:
- Se você tem filhos, procure por um carro espaçoso e com um porta-malas maior
- Se você é solteiro, um carro pequeno pode ser ideal para satisfazer suas necessidades
- Se você vai usar o carro para trabalhar ou qualquer outro trajeto diário, busque por um modelo econômico
- Caso dirija em estradas de terra e cascalho, busque um veículo mais resistente, ou 4×4
- Se você fica constantemente preso no trânsito, um carro com câmbio automático pode ser uma boa escolha
A partir de suas necessidades, afine sua procura, considere seu orçamento e diminua a gama de opções. Busque sempre o máximo de informações sobre ofertas, modelos e preços.
Sem dúvida alguma, comprar o primeiro carro é uma grande alegria para muitos, não importa se o carro é 0km ou seminovo. Busque sempre o máximo de informações, não se precipite, não meta os pés pelas mãos. Só feche negócio se realmente estiver seguro das condições e se tiver certeza que pode bancar tudo. Seguindo as considerações aqui apresentadas certamente você fará um bom negócio.
Gostou das nossas dicas? Está em busca do seu primeiro carro? Compartilhe conosco sua história nos comentários!