Quando o assunto é conservação do automóvel, uma das principais preocupações do proprietário diz respeito à pintura. Os riscos interferem na aparência do veículo e afetam o valor de revenda. No entanto, pintar o carro deve ser a última opção. Hoje há inúmeras alternativas mais simples e baratas.
Por exemplo, um risco na porta pode levar a pintura de toda a peça. Na revenda, um comprador mais atento perceberá a diferença na cor. A impressão que fica é a de que houve uma colisão e a porta precisou ser reparada. Resultado: tanto cuidado serviu apenas para desvalorizar o veículo na hora de fechar negócio.
Tamanho do estrago
Alguns riscos e micro riscos superficiais podem ser recuperados pelo próprio proprietário do veículo, sem a necessidade de recorrer a oficinas especializadas. O primeiro passo consiste em avaliar a profundidade do dano, levando-se em consideração que a pintura do carro tem quatro camadas: verniz incolor, tinta, base da tinta (primer) e aço.
Se o risco fizer aparecer uma cor diferente da pintura, ele é profundo e sua recuperação requer a ajuda de profissionais especializados. Mas se o estrago não for tão grande, o dono do veículo pode apelar para métodos mais simples e resolver o problema por conta própria. Eis algumas alternativas:
- Massa de polir e lixa – o uso da lixa de grão 2000 pode ser a solução em muitos casos. Ela minimiza – e pode até eliminar – os efeitos de riscos e arranhões na pintura. Para isso, basta lixar a área levemente, até que a pintura fique fosca. Em seguida, aplica-se a massa de polir com a estopa ou com o auxílio da politriz.
- Caneta tira-risco – o produto apresenta extensa variedade de cores. O dono do veículo deve comprar aquela que mais se aproxima do tom da pintura. A caneta esconde o risco por algum tempo. Ela pode ser utilizada como complemento do método anterior. O proprietário deve tomar cuidado na hora do uso. O produto deve ser aplicado apenas sobre o risco, pois pode manchar outras áreas.
Para que o método adotado tenha o máximo de eficácia, o dono do veículo deve trabalhar por etapas. Veja o passo a passo para acabar com os riscos superficiais na pintura do automóvel.
.1- Limpeza
Antes de qualquer coisa, o proprietário deve lavar e secar bem o veículo. A área do risco merece atenção especial. Borrife água no local para retirar grãos de areia, cascalho ou poeira que possam ter se alojado no risco.
.2- Lixamento
[Utilize a lixa de grão 2000 com cuidado, pois o objetivo é a retirada apenas da primeira camada da pintura, o verniz. Lixe somente na direção do risco. Durante o lixamento, enxague a área trabalhada em intervalos regulares. Isso servirá para ver se o risco diminuiu.
.3- Combinação de lixas
Se o risco for mais profundo que o verniz, comece o trabalho com a lixa 1500. Após nivelar a superfície, passe para a de grão 2000. Esta removerá os riscos gerados pela lixa mais grossa. Jamais permita que qualquer sujeira fique entre a lixa e a pintura, já que poderá causar danos maiores.
.4- Água
Enxague a área até que ela fique completamente limpa e seca. Utilize sempre tecidos novos e de qualidade para secar o local. Nunca use aquele pano velho que fica na garagem pegando poeira. Ele pode causar novos danos à pintura.
.5- Hora da massa
Aplique a massa de polimento na área previamente preparada. Use o disco da politiriz para espalhar o produto no local que foi lixado. Por conta de seu efeito abrasivo, a massa deixará a superfície lisa, pronta para receber a cera automotiva.
.6- Polimento
Acione a politriz em velocidade baixa, movimentando o equipamento na área por cerca de 10 segundos. Eleve a velocidade para 2.000 rpm e continue polindo por mais um minuto. Faça movimentos laterais com a máquina. Depois, mova o equipamento para baixo. Essa etapa do trabalho pode levar até cinco minutos, dependendo da potência da politriz e da profundidade do risco. E lembre-se de manter a máquina em movimento constante.
.7- Mais água
Nova lavagem da área. Dessa vez, utilize uma toalha para a retirada dos resíduos de massa. Isso deve ser feito imediatamente, pois os restos do produto podem aderir à lataria.
.8- Cera
Chegou a hora de encerar a área. A cera funciona como selante da pintura. Aplique o produto com uma máquina orbital de polimento.
.9- Último banho
Para encerrar, lave mais uma vez a área reparada. Veja se todos os riscos foram realmente removidos.
.10- Dica final
Como forma de preservar a pintura, tenha especial cuidado com a chuva, pois ela contém elementos abrasivos. O ideal é após parar de chover, o proprietário jogar sobre o carro água da torneira. Isso vai ajudar na retirada desses agentes corrosivos.
Lembre-se que, caso esses riscos sejam muito profundos, o ideal é levar o carro em uma funilaria especializada em reparos. Eles contam todos os equipamentos necessários para a melhor manutenção do automóvel.
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