Seu carro ficou com algumas gotas de tinta pulverizada? Não se preocupe! Existem formas de remover a pintura pulverizada da lataria do carro. Quer saber como? Podemos te ajudar. Veja aqui!
Não é nada bom perceber que o seu carro ficou com algumas gotas de tinta pulverizada na lataria, mesmo que sejam marcas minúsculas. A boa notícia é que o mercado disponibiliza de alguns removedores que podem resolver o problema.
Porém, aconselhamos buscar ajuda profissional para aplicação desses removedores. Veja aqui quais são as opções existentes no mercado e saiba se o profissional fez uma boa escolha para cuidar do seu veículo.
Imagem: Pixabay
Como fazer a remoção da pintura pulverizada na lataria do carro
Ter a pintura do carro danificada não é bom, afinal, o veículo também precisa apresentar boa estética, não é mesmo? Porém, se o seu carro acabou ficando com respingos, é preciso realizar a remoção da pintura pulverizada na lataria o quanto antes.
Mas atenção! Você precisa se atentar a algumas dicas e realizar os procedimentos com um profissional especializado para evitar danos maiores. Afinal, os gastos poderão ficar bem mais altos se os devidos cuidados não forem tomados e mesmo que você tenha um seguro, ele não vai arcar com esse prejuízo, da mesma forma como ocorre com os arranhões do carro que o seguro não cobre.
Confira uma lista de opções que poderão ser utilizadas para remoção da pintura pulverizada:
- Thinner ou Querosene
São dois solventes ideais para remover as tintas a base de água, mas devem ser utilizados por especialistas. Isso porque ambos são produtos fortes e é necessário certificar sua ação antes de aplicar sobre a pintura do veículo.
- Cera líquida
Utilizada, comumente, nos veículos para dar brilho e conservar a pintura do veículo, a cera líquida também tem a função de eliminar alguns riscos da lataria e até remover a tinta pulverizada. Porém, é importante considerar a aplicação por meio de um profissional especializado.
- Pasta abrasiva/Massa Roxa
É uma pasta pastosa que deve ser amolecida em água para então aplicar no local afetado. Após a remoção da pintura pulverizada, o profissional irá fazer o polimento para retirar as manchas.
- Xampu para carros
Os xampus para carros nada mais são do que sabão neutro, que não prejudica a pintura do veículo enquanto elimina a sujeira. Dependendo da condição da pintura, as marcas não vão sair na primeira lavagem. Nesse caso, o especialista vai lixar o local afetado e polir para então, repetir o procedimento com o produto.
- Acetona
Está entre os solventes mais comuns do mercado e de uso voltado, especialmente, para a remoção de esmaltes. O profissional especializado poderá utilizar a acetona para fazer a remoção da pintura pulverizada. Ele irá testar antes para prevenir possíveis danos à pintura do carro. Mas se os respingos for nos vidros, por exemplo, será possível aplicar o produto, sem danos.
- Álcool Isopropílico
É utilizado, até mesmo, para limpeza de produtos eletrônicos e o profissional poderá aplicar na pintura do seu veículo.
Essas são algumas dicas mais utilizadas para realizar a remoção da pintura pulverizada da lataria do veículo. Porém, como já mencionamos aqui, é necessário você contar com a ajuda de um profissional para evitar outros danos.
Como o profissional realizará a remoção da pintura pulverizada?
No caso de pequenos respingos com tintas a base de água, utilizando produtos como o polidor, solvente e querosene, por exemplo, o profissional irá:
- Pegar um pedaço de estopa, molhar no produto e aplicar sobre o local afetado;
- Esfregar a região com respingos até completa remoção.
Já para o caso de respingos maiores e de tintas que não são a base de água, ele irá:
- Polir, pois isso fará a remoção da pintura pulverizada, retirando uma leve camada do verniz, bem como as manchas.
- Repintar: se o caso for mais grave, será preciso recorrer a uma nova pintura. Dependendo do caso, poderá ser efetuada apenas no local afetado, mas na maioria é necessário pintar o veículo por inteiro.
Não se esqueça! É necessário buscar ajuda de um profissional especializado!