Dirigir significa administrar, ter a direção de, governar, comandar, guiar. É uma atividade dinâmica, em que as situações se modificam constantemente.
A direção defensiva consiste em um conjunto de medidas para prevenir ou minimizar acidentes e o condutor é o protagonista dessa ação, uma vez que com prudência e responsabilidade pode prever situações e evitá-las. Segundo o portal Trânsito Brasileiro, acidentes com veículos são a terceira causa de morte no Brasil. Estes acidentes ocupam 55% dos leitos hospitalares, sendo que 75% deles são causados pelo homem, 12% por problemas nos veículos, 6% por deficiência das vias e 7% por causas diversas. Sendo assim, a grande maioria dos problemas dos veículos e vias refere-se a descuido na manutenção, que poderia ser revertido e com isso teríamos menos riscos para todos.
Outra mudança fundamental são as atitudes no trânsito e para isso educação é fundamental, criando desde consciência defensiva nas pessoas muito antes da idade de se tirar uma habilitação.
Como para dirigir é necessário um condutor, um veículo e a via, listamos algumas dicas que tornarão o ato de ir e vir uma atividade mais segura, colaborativa e defensiva. Confira!
Em relação às condições adversas
– Tome cuidado com o farol alto: é fundamental abaixar a luz para evitar a cegueira momentânea do condutor no sentido contrário e também para quem está atrás de outro veículo.
– O reflexo causado pelo sol também pode cegar o condutor por alguns segundos: fique atento, pois isso ocorre mais no final da manhã e tarde. Use óculos de sol e palas de proteção.
– Em caso de tempestades, reduza a velocidade, mantendo uma distância segura do veículo que vai a frente: não pare no acostamento, siga o ritmo do carro da frente, e nunca ligue o pisca alerta com o veículo em movimento, evitando que o carro atrás pare o carro pensando que a via inteira parou.
– Nestas condições, segure o volante com as duas mãos o tempo todo, acenda os faróis mesmo durante o dia e cheque os pneus antes de sair de viagem: assim, diminui-se o risco de aquaplanagem.
– Mantenha a calma: Pneus em perfeito estado podem aquaplanar se houver muita chuva. Neste caso, tire os pés do acelerador e tente dirigir em linha reta ou siga a linha da via. Não faça movimentos bruscos.
– Evite também ruas e estradas inundadas: cuidado com os freios, que podem ter a frenagem reduzida, tome cuidado com ondas vindas de buracos e poças d´água e preste atenção na visibilidade a sua frente. Para isso, ligue o desembaçador e use nos vidros um produto que repele a água.
– Evite viajar de noite ou de madrugada: a condução na penumbra diminui a percepção de risco, como buracos, desvios, desnível do acostamento.
Em relação ao condutor e passageiros
– Nunca beba, use drogas e também rebites para se manter alerta.
– Não dirija com sono, estresse ou alteração emocional.
– Evite discussões dentro do veículo, principalmente com crianças, necessitando olhar para trás: é interessante ter brinquedos e livros para distrair os pequenos durante a viagem e, se possível, um adulto que os acompanhe no banco traseiro.
– Não deixe animais soltos nos veículos.
– Use óculos, quando necessário.
– Não dirija com excesso de passageiros e, caso algum dele passe mal, procure um local seguro para estacionar e socorrer.
– O condutor não deve trocar CDs, mudar a estação do rádio, mexer no volume e usar telefone celular: nestes casos, peça para o passageiro assumir essas funções.
– Não tome remédios antialérgicos e relaxantes musculares antes de assumir a direção, pois causam sonolência.
-Nunca deixe de prestar socorro: em caso de acidente, a sua ajuda pode salvar vidas.
Quanto à condição do Veículo
– Manutenção é fundamental, nunca economize neste item.
– Tenha sempre os equipamentos obrigatórios: estepes, extintores, etc.
– Verifique sempre o combustível.
O bom condutor é cauteloso, prevê situações de risco, evita situações difíceis, obedece a sinalização e o limite de velocidade, mantém a calma e é educado. Não permita que um detalhe acabe com seu passeio ou rota cotidiana, afinal na ruas e rodovias somos todos responsáveis.
Lembrou de mais alguma dica importante? Compartilhe conosco!