A Land Rover já bateu o martelo. O SUV Discovery Sport será o primeiro automóvel da marca fabricado na planta industrial de Itatiaia (RJ). A produção terá início em 2016, porém unidades do utilitário chegarão ao Brasil ainda neste semestre. O Discovery Sport substituirá o Freelander 2, atualmente o modelo mais barato da marca inglesa – na faixa de R$ 173 mil a R$ 217 mil. A versão de entrada custará cerca de R$ 180 mil.
O novo SUV da Land Rover aproveita a arquitetura do modelo Evoque. Ele mantém o padrão estético do Vision na dianteira e nas laterais. As mudanças ocorrem na traseira, onde as lanternas ganharam novo design, além de um nicho centralizado para a placa. O conjunto tem visual sofisticado.
Tecnologia a serviço do conforto
Marcas registradas da fabricante inglesa, conforto e tecnologia caracterizam o Discovery Sport. O modelo tem 4,6 metros de comprimento e capacidade para sete pessoas, distribuídas em três fileiras de bancos. As demais medidas do SUV são 2,06 metros de largura, 1,72 metro de altura e 2,74 metros de distância entre os eixos. Um modelo robusto.
Os dispositivos tecnológicos do Discovery Sport são uma atração à parte. O motorista dispõe de quatro modos de condução: normal, grama/neve/cascalho, lama e sulcos/areia. Para quem vai trafegar por áreas inundadas, há um sistema que informa a profundidade do trecho alagado. O SUV encara bolsões de água ou áreas de correnteza com até 60 centímetros.
Em termos de segurança, o modelo dá um show. Ele traz airbags frontais, laterais, de cortina, de joelhos e – a novidade – para pedestres. O Discovery Sport vem de fábrica com um sistema de correção de saída de frente ou de traseira, reduzindo o risco de o motorista perder o controle do carro. A carroceria é toda em alumínio e aços de alta resistência. Para completar, o SUV tem controle de descida.
No interior do carro, luxo e elegância se unem a comodidades como quatro tomadas de 12 volts e até seis saídas USB nas três fileiras de bancos. Estofamentos de couro ajudam a compor o estilo do carro.
Mecânica
O Discovery Sport vem com duas versões de motor. O 2.0 a gasolina apresenta 240 cv e injeção direta idêntica ao do Evoque. A versão 2.2 turbodiesel tem 150 cv ou 190 cv. O primeiro faz de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos; já o diesel atinge a velocidade em 8,9 segundos. A transmissão automática tem nove marchas.
Um dos destaques do modelo é a suspensão traseira do tipo multilink. Seu ajuste perfeito permite conforto e estabilidade na buraqueira de uma estrada de barro. Ao mesmo tempo, na cidade ela faz com que o SVU responda com agilidade aos comandos do motorista. A tração 4×4 é opcional. Também chama a atenção o sistema de frenagem autônoma de emergência.
Investimento
A Land Rover investirá R$ 750 milhões na instalação da fábrica de Itatiaia até 2020. Em 2016, quando tiver início a produção do Discovery Sport, serão gerados 400 empregos diretos. Ao fim das obras, a unidade terá capacidade para produzir 24 mil veículos por ano e manter 800 postos de trabalho.
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