No mês de maio de 2015, o Gol completou 35 anos. O veículo tem uma longa e importante história no Brasil, já que durante esse período, ele passou 27 anos como o líder de vendas no mercado nacional. O Gol foi projetado e desenvolvido totalmente no Brasil e já está em sua 6ª geração. Desde o seu lançamento, em 5 de maio de 1980, já foram produzidas 8,7 milhões de unidades, sendo que 7.755.071 foram feitas em solo nacional e as demais na Argentina, China e Irã, com peças enviadas do Brasil.
Além disso, cerca de 6,5 milhões de unidades foram comercializadas no mercado brasileiro e 1,2 de unidades foram exportadas para 66 países. Com números tão expressivos, o Gol é o carro brasileiro mais produzido, comercializado e exportado. Ele também é o 8º modelo mais produzido pelo Grupo Volkswagen no mundo e o 7º mais produzido da marca Volkswagen ao redor do planeta.
Um carro genuinamente nacional
O projeto do Gol foi iniciado em 1976, sendo desenvolvido levando em conta as condições de uso no Brasil e as necessidades dos consumidores brasileiros, enfatizando características como a resistência, a economia e a durabilidade, além da capacidade de levar cinco pessoas e a bagagem. O nome “Gol” foi escolhido por causa da profunda ligação emocional do povo brasileiro com o futebol.
O primeiro modelo tinha motor refrigerado a ar, com 1.300 cm³, 47 cv e câmbio com quatro marchas. As suas linhas foram inspiradas nas do Passat, um modelo de porte médio da montadora alemã que fazia muito sucesso naquela época. Ele também era oferecido nas versões S e L – ambas com duas portas, já que naquele período os modelos com quatro portas não tinham uma boa aceitação no mercado nacional.
Em 1981, o Gol ganhou um motor mais potente, com 1,6 litros e 67 cv. A primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas, foi lançada no ano de 1984. Depois vieram os motores com 1,6 litros e o Gol GT, com 1,8 litros.
Inovações
Lançado em 1989, o Gol GTI foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica – com um sistema analógico desenvolvido no país, já que naquele período era proibida a importação de equipamentos digitais.
Já em 2003, o Gol Total Flex foi o primeiro veículo capaz de rodar com álcool, gasolina ou com qualquer mistura dos dois combustíveis, abrindo o mercado para os veículos flex que atualmente dominam o mercado brasileiro.
O Gol também introduziu os motores 1.0 com 16 válvulas e 1.0 turbo 16v no Brasil. Acompanhando uma tendência de mercado, o automóvel também passou a ser oferecido com o câmbio automatizado I-Motion e, com foco na mobilidade sustentável, a Volkswagen lançou em 2010, o Gol Ecomotion, um modelo que era equipado com diferencial alongado, pneus com menor resistência à rolagem e um indicador de consumo instantâneo no painel de instrumentos do carro.
E você, qual é a sua relação com o Gol? Compartilhe conosco pelos comentários!