Quando se fala em itens de segurança em automóveis logo se pensa em cintos de segurança ou airbag. Porém quando tal assunto entra em pauta é preciso ir um pouco além e avaliar a necessidade de demais itens que podem ser um grande diferencial para uma viagem mais segura.
Atualmente, os itens de segurança ou emergência de um carro são objetos que as pessoas não pensam muito até precisem, e não os têm disponíveis em seus veículos. Pensando neste assunto, separamos alguns dos principais itens que todo condutor deve manter em seu carro. Acompanhe os detalhes a seguir:
Lanterna
As lanternas são de grande importância, principalmente quando se realiza viagens noturnas. Deste modo, ela poderá auxiliar nos casos em que é preciso checar um possível pneu furado ou ainda problemas no motor. Para este item é possível utilizar a tradicional lanterna a pilhas ou ainda a lanterna conectada diretamente a bateria do veículo, conhecida como pendente de luz. Há uma terceira opção que são lanternas conectadas ou recarregáveis no conector de 12 volts do veículo.
Cabo de Bateria
Os cabos de bateria são muito úteis quando ela está apresentando problemas e precisa de carga para voltar a funcionar. Deste modo, o cabo faz a função de ponte, passando a energia entre uma bateria carregada para a bateria que apresenta problemas.
Compressor
Os compressores portáteis são de grande importância quando existe um pneu murcho e o condutor não possui um calibrador ao seu alcance. Atualmente existem compressores portáteis que recebem alimentação do carregador de 12 volts.
Kit de Ferramentas Básicas
Nunca é possível prever quais os imprevistos que uma viagem de carro pode apresentar. Deste modo, estar prevenido é sempre a melhor opção. Um kit de ferramentas básicas também é recomendado para que se possa auxiliar em qualquer circunstância. Deste modo, ter um kit com alicate, chaves de fenda, chaves philips, chave de rodas, macaco e fita isolante são fundamentais para situações de emergência.
Extintor de Incêndio
Apesar de obrigatórios e serem motivos de multas em caso de ausência ou validade vencida, muitos condutores se esquecem de verificar os extintores de incêndio e deste modo acabam descartando um dos principais itens de segurança de um veículo.
Sendo assim, o extintor deve entrar obrigatoriamente na lista de itens de segurança de um carro de modo que o dono do veículo deve também acompanhar sua data de validade.
Saiba mais sobre a obrigatoriedade dos extintores ABC- que tiveram sua data novamente adiada-, neste post.
Triângulos Refletores
Utilizados para sinalizar a parada de um veículo em uma estrada, os triângulos também são itens obrigatórios e de grande importância para segurança tanto do motorista que está estacionado quanto para outros que estão trafegando na mesma estrada. Sua função é sinalizar a existência de um veículo de modo que outros condutores fiquem atentos para que não haja colisões.
Flanela
Quem já viajou em dias chuvosos sabem muito bem como é ficar com os vidros e retrovisores embaçados. Apesar da existência do desembaçador nos carros, muitas vezes é necessário limpar os vidros para que se tenha uma melhor visão. Deste modo, a tradicional flanela torna-se um item a ser adicionado na lista.
Kit de Primeiros Socorros
Apesar de não ser mais um item obrigatório por lei, o kit de primeiros socorros é recomendado para realizar atendimentos em ferimentos leves. Assim, por mais que seu uso não seja lembrado, recomenda-se ter um kit básico no porta-luvas do carro para situações de emergência.
Manual do Veículo
O manual do veículo é um item que, sem dúvidas, deve ser mantido em seu interior. Isto porque este é um documento completo sobre todas as funções do veículo, e em certas situações é importante consultá-lo. Logo, por mais que se conheça a maioria das funcionalidades de um automóvel, manter o manual dentro do carro para consultas pode fazer a diferença.
Água
Muitos motoristas já passaram pela desagradável situação de estarem trafegando por uma estrada e notarem fumaça saindo do capô de seus carros. Em muitos casos o aquecimento do motor é o grande motivo, no qual é causado por falta de água, que faz o resfriamento.
Deste modo, manter uma garrafa de água no porta-malas do veículo faz com que ela seja também um item de emergência para repor a água do reservatório. Vale ressaltar ainda, que este reservatório deve ser checado com frequência a fim de constar o seu nível.
Pneu Reserva
Manter um pneu reserva além de ser obrigatório por lei, é também um dos itens de emergência mais requisitados. Isto porque, é impossível prever quando haverá um pneu furado. E estar desprevenido pode ser um grande erro.
Além disso, é preciso mantê-lo sempre calibrado fazendo uso de um compressor pessoal ou utilizando um calibrador encontrado em postos de gasolina ou borracharias.
Foram listados acima alguns dos principais itens de segurança e emergência que todo carro deveria ter. É possível notar que alguns itens são obrigatórios por lei, porém muitos condutores os deixam de lado.
Vale ressaltar que todos os itens citados são de pequeno porte e deste modo cabem no espaço de qualquer modelo de veículo. Para finalizar, destaca-se a importância dos itens aqui citados para que se tenha sempre uma viagem segura, pois imprevistos podem ocorrer, mas a prevenção pode fazer toda a diferença.