Na linha de montagem de Henry Ford, não havia muitas opções. Em uma frase marcante de sua autobiografia, ele sintetizou: “o cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”. Mas com o passar dos anos, para atender ao mercado, as montadoras de veículos foram dando vida às suas criações, satisfazendo até mesmo os desejos dos clientes mais exigentes.
Com isso, surgiu o Facelift, ou “reestilização”, uma técnica usada pelos fabricantes para dar um novo visual ao automóvel que já está “cansado” visualmente, mesmo que sua próxima geração ainda esteja longe de ser lançada. A seguir, conheça o significado de facelift e quais modelos de carro o adotarão nesse ano.
Afinal, o que significa facelift?
O termo facelift vem da medicina, um procedimento cirúrgico de natureza estética, com o objetivo de melhorar ou eliminar os traços de envelhecimento de algumas zonas da face. No setor automotivo, essa expressão é usada para designar as mudanças estéticas leves ou abrangentes nos automóveis, como a adição de uma nova grade e para-choques, ou modificação de chapas da carroceria, dando uma nova “cara” ao veículo.
Quais as novidades para esse ano?
No ano de 2015, já poderíamos esperar o lançamento de dezenas de compactos. Porém, teremos que segurar a ansiedade e esperar mais alguns meses para ver as novidades nas ruas. Mesmo assim, já se sabe quais modelos irão surpreender o público, como os reestilizados Volkswagen Gol, Hyundai HB20 e Fiat Bravo. A seguir, veja algumas de suas especificações:
Hyundai HB20 facelift
Em novembro de 2014, no Salão do Automóvel, a Hyundai apresentou o HB20 R-Spec, um modelo facelift compacto. Os novos ajustes foram na grade hexagonal e nos faróis com blocos separados por uma moldura. Em seu interior, foram adicionados alguns itens de conectividade e pequenos retoques. Os ajustes também atenderão às novas regras de emissões de gases poluentes, fator que poderá influenciar em seu desempenho. Na parte mecânica, pequenas alterações.
Volkswagen Gol facelift
Os planos para a nova geração da Volkswagen serão adiados devido à recuperação do veterano de 2008, que ganhou uma versão facelift. A mudança está prevista para agosto desse ano, mas a companhia não informou se a medida é para subir a posição do Gol no ranking de vendas. Os retoques serão nos faróis, que terão molduras no duplo refletor, e lanternas, além de uma reformulação nos itens de série. Podemos esperar também a adição do novo motor 1.0 12V, ainda não aplicado nesse modelo desde o seu lançamento.
Ford Focus facelift
Já podemos esperar o facelift do Focus logo no começo do ano, que seguirá as mesmas tendências de seu lançamento na Europa. Motores e câmbios (manual e automático) continuam os mesmos, mas faróis e lanternas ganharam um novo visual. Por dentro, mais conectividade, e seu para-choque dianteiro virá com elementos à la Fusion, que darão um toque especial ao modelo.
Hyundai i30 facelift
O modelo i30 não foi bem recebido pelo mercado nacional por causa de seu preço elevado, mas virá em 2015 com novidades e reajustes em seu custo de aquisição. A nova identidade visual da marca foi projetada na frente do veículo, com faróis remodelados e grade hexagonal mais evidente, além de novos elementos nas lanternas e para-choques. O modelo que virá para o Brasil terá um motor 1.8 16V de 140 cv com câmbio automático de seis marchas, diferente da versão 1.6 com câmbio automatizado de sete marchas.
Fiat Bravo Facelift
Segundo rumores, o modelo Bravo seria substituído pelo Viaggio este ano, mas ainda não está na linha de montagem da fábrica da Fiat no Brasil. Então, até 2016, o Bravo não será substituído, e ganhou uma versão facelift. Em seu interior, uma nova central eletrônica. No exterior, lanternas e para-choques renovados. Para dar um toque final, um leve friso cromado combinando com o para-choques.
Gostou das versões facelifts que serão lançadas nesse ano? Deixe seu comentário abaixo!