Hoje vivemos em um país que infelizmente nos proporciona pouca segurança pública. Pessoas buscam se proteger cada vez mais, até mesmo adquirir determinado bem é motivo para receio.
Ter e manter um carro no Brasil não é uma das tarefas mais fáceis. Existe uma grande sensação de insegurança, dessa forma é imprescindível prezar pelo veículo, independente se este for 0 km ou usado. Antes de se contratar um seguro automotivo muita coisa precisa ser observada tanto pelo lado do cliente bem como pelo lado da seguradora.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber na hora de contratar um seguro automotivo para proteger o seu carro.
Ao contratar um seguro automotivo, será necessária uma grande troca de informações entre você (cliente) e a seguradora, pois afinal você precisa ser encaixado dentro de um determinado perfil para que enfim seja calculado o valor a ser pago.
A contratação de um seguro automotivo é algo difícil e trabalhoso -é uma verdadeira troca, pois ambas as partes não querem ficar no prejuízo. Quanto maior for o perfil de risco de quem contrata o seguro, mais caro ele será.
Os pontos mais avaliados pelas seguradoras para cálculo de valor são: idade, sexo, estado civil, região onde mora, e tempo de carteira de habilitação. Isso tudo tem grande influência no preço do seguro.
Idade
Se sua idade estiver entre 26 e 60 anos, o valor do seguro será menor quando comparado a quem tem menos de 26. Isso ocorre por dois motivos: pouca experiência na direção e são considerados mais irresponsáveis ao volante. Estudos mostram que jovens estão frequentemente envolvidos em acidentes. Dessa forma, motoristas com idades superior a 30 anos tendem a se tornar mais experientes e cuidadosos fazendo com que o preço do seguro automotivo seja reduzido.
Sexo
Também se utilizando de estudos, os preços de seguro automotivo para mulheres são menores, simplesmente por serem mais cuidadosas e de acordo com estatísticas estarem envolvidas em menor um número de acidentes em comparação aos homens.
Estado civil
Casados, sejam mulheres ou homens, possuem vantagens sobre o solteiro na hora de fazer o seguro automotivo. Isso por serem considerados mais responsáveis, por transportarem crianças e se envolverem menos em acidentes quando comparados aos solteiros.
Cidade e região em que reside
Item que pesa no valor do seguro, isso devido ao índice elevado de roubos de veículos nas grandes cidades. Capitais geralmente possuem preços maiores. As cidades do interior, que possuem menor índice de roubo possuem preços mais camaradas de seguro automotivo. O trânsito intenso também é levado em conta, dependendo da região onde você mora ou o trajeto diário percorrido pelo automóvel.
Saiba mais sobre o seguro automotivo
- Se seu carro for roubado, você receberá valor integral da franquia em até 30 dias corridos após entrega de toda documentação necessária.
- Se o motorista estava embriagado e se envolveu em um acidente, provavelmente ele não receberá o valor da franquia.
- Se o segurado emprestar o carro para um amigo não identificado na apólice e este bater o carro, o segurado não receberá o valor para conserto do veículo.
- Para viajar para fora do país e continuar assegurado, é necessário contratar um tipo de seguro chamado carta verde. Os valores variam de acordo com o período da viagem e o mesmo é cotado em dólar.
- Nem sempre é necessário apresentar Boletim de Ocorrência após acidentes, porém a presença desse documento agiliza o processo de ressarcimento.
Pesquise, pense, conclua
Sempre pesquise diferentes seguradoras, pois os preços podem variar. Os fatores citados aqui, bem como tempo de carteira de motorista contam a favor do contratante. Geralmente o pagamento do seguro é feito em 6 parcelas sem qualquer acréscimo de juros.
Seguro automotivo é algo importante, pois irá te proporcionar mais tranquilidade ao dirigir. Sem seguro, você vive preocupado, estressado, aflito e inseguro, além de estar exposto aos perigos do trânsito bem como o risco de ter seu carro roubado. É um investimento que se paga por si. Mesmo que você nunca o acione, você certamente continua tendo vantagens em sua contratação. Faça seguro, ande seguro, sinta-se seguro.
E você? Tem o carro assegurado? Já passou por alguma situação mostrada no texto? Conte sua experiência nos comentários!