Alguns chamam a prática de plotar, outros dizem que é envelopar, ou ainda simplesmente adesivar. Na verdade, é tudo a mesma coisa. Embora esse tipo de personalização venha crescendo bastante, é algo que ainda gera muita dúvida e confusão na cabeça de quem pretende personalizar seu veículo.
De onde surgiu o termo “plotagem”?
O termo “plotar” significa basicamente imprimir, ou então imprimir traços grandes. A prática de adesivar carros ganhou o nome de plotagem devido ao nome da máquina que realiza esse tipo de impressão – Plotter.
Que tipo de adesivo é utilizado?
O adesivo utilizado para a plotagem é conhecido como vinil e foi desenvolvido para ser aplicado em carros. Fazendo uso do vinil é possível envelopar um carro por inteiro ou então somente algumas peças.
Qual é o público que mais utiliza a plotagem em seus veículos?
A Plotagem geralmente é utilizada pelo seguinte público:
- Taxistas que não querem comprar um carro branco
- Utilização do carro como propaganda de algum serviço ou empresa
- Ao adquirir um veículo a cor que o proprietário queria não estava disponível
- Proprietários que “enjoaram” da cor do carro
- Pessoas que moram em prédios ou trabalham em locais onde a garagem é compartilhada por muita gente e sempre são surpreendidas por riscos inesperados nos carros
- Pessoas que deixam o veículo estacionado sob as arvores e o carro fica sempre sujo de seiva de arvore ou então de cocô de passarinho
Se mudar a cor, tem de registrar
Mudar a cor do carro através da plotagem possui consequências burocráticas. Se o proprietário optar por alterar a cor do veículo, será necessário registrar a alteração no departamento de trânsito estadual e claro, pagar uma taxa para que a alteração seja realizada no documento do veículo. Quando o carro é adesivado em apenas algumas partes ou então é plotado por inteiro, porém com a cor original do veículo não é necessário realizar nenhuma mudança.
Quais os riscos de plotar o veículo?
Há alguns riscos envolvidos quando o assunto é plotagem automotiva, confira a seguir que riscos são esses.
Qualidade do vinil
Para ter um resultado de qualidade é necessário que o vinil utilizado seja de qualidade, o que na maioria das vezes não acontece nas oficinas espalhadas pelo país.
Cuidados com manutenção e limpeza
O adesivo é muito mais frágil do que a pintura automotiva, afinal em determinado momento a película será retirada. Dessa forma, alguns cuidados são necessários. A limpeza deve ser feita apenas com sabão neutro, esponja que contenha cerdas macias e panos especiais de microfibra. Usar jatos e passar em lava-rápido é uma opção que não existe para quem tem o carro plotado.
Prazo de validade
Assim como uma grande parcela de acessórios automotivos possuem prazo de validade com o vinil não seria diferente. A película tem um tempo de vida útil que nem sempre é respeitado pelos proprietários do veículo, caso esse prazo de validade seja ultrapassado, o adesivo pode sofrer alterações e com isso danificar a pintura do veículo, e até mesmo dificultar/impossibilitar a remoção da cola, prejudicando a lataria do veículo.
Só funciona em superfícies sem imperfeições
Muitas pessoas utilizam a plotagem para esconder falhas de pintura, amassados, riscos, arranhões e demais imperfeições. O que a maioria das pessoas não sabe é que caso a superfície do veículo não esteja perfeita, ou seja, lisa e sem qualquer tipo de problemas os riscos da plotagem danificar ainda mais o veículo são enormes.
Essas imperfeições danificam o vinil e consequentemente a pintura e lataria do veículo. Dessa forma, pode-se afirmar que a plotagem não vale a pena para a qualidade estética do veículo.
A melhor maneira de proteger seu veículo é cuidando bem dele, mantendo-o limpo e se possível longe de locais perigosos para lataria e pintura. Caso ocorra alguma colisão, ou algum risco apareça não adesive o veículo. Procure uma funilaria de qualidade para reparar os danos e deixar seu veículo original mais uma vez.
Para a qualidade estética preze sempre por um carro original, jamais adesive o seu carro pensando que essa é a melhor maneira de conservá-lo. Aderir à essa moda pode sair caro.
Gostou do texto? Sabia que a plotagem envolvia todos esses riscos? Compartilhe o texto!