Quem gosta de carro sabe que não há nada mais confortável e prazeroso do que tê-lo sempre limpo, seja por dentro ou por fora. Conservar seu veículo sempre em boas condições é uma questão que vai além de simples vaidade. Um carro bem conservado demonstra que seu proprietário tem os cuidados necessários à sua manutenção. Veja algumas dicas úteis para quem deseja manter o interior de seu veículo sempre em dia.
Filtro de ar
A qualidade do ar que circula pelo seu carro e que passa pelo ar-condicionado é determinada pelo filtro de ar. Faça uma checagem anual e uma limpeza do filtro. Caso ele esteja muito sujo, não hesite em fazer sua troca. Em alguns veículos é difícil acessar o filtro, nesse caso você deve ir a uma oficina especializada.
Mantenha uma flanela limpa no carro
Não use escovas com cerdas, geralmente elas criam pequenas marcas e arranhões (inicialmente imperceptíveis) nas partes mais lisas do painel e nos marcadores de RPM, odômetro e demais itens de verificação. A flanela é ideal para tirar camadas de poeira.
Limpeza interna dos vidros
Muitas lavações de carro negligenciam a limpeza dos vidros em sua parte interna e muitas pessoas também não se lembram desta parte do carro. Mas o fato é que exalamos calor, falamos e nos mexemos dentro de um veículo. As condições climáticas também ajudam a embaçar o vidro, mesmo secando com a ajuda do aquecedor, camadas de gordura se acumulam e sobre elas poeira e sujeira.
Quando se chega nesta situação, a flanela pode não servir mais, já que acaba apenas “espalhando” ainda mais essa gordura. Use álcool gel, com papel tipo guardanapo macio, para realizar a limpeza. Não use jornais velhos, a tinta pode acabar se diluindo com o álcool e passar para o vidro. O próprio jornal pode ter partículas de poeira.
Álcool gel
A substância é um desengordurante que funciona tanto para os vidros quanto para qualquer parte interna do veículo que tenha contato com as mãos, como volante, câmbio, botões do painel e das portas. Conserve um pouco desse produto em uma embalagem segura de preferência no porta-malas ou em algum local que ele fique bem acondicionado e fixo.
Aspirador de pó portátil
Para os mais caprichosos, ter um aspirador portátil dentro do carro pode ser uma boa pedida. Existem vários modelos e com preços acessíveis, sendo que alguns também sugam líquidos.
Lixeira
É interessante ter sempre um saco plástico para guardar resíduos gerados no interior do carro, como latas, copos e embalagens de fast food. Não esqueça que, ao permanecer dentro do carro, algumas dessas embalagens também sofrem da influência do calor acumulado com o veículo e isso pode iniciar um processo de putrefação de restos de comida ou bebida, provocando odores desagradáveis. Por isso, é importante que o lixo não permaneça no carro durante muito tempo.
Aromatizadores de ambiente
Você sabia que o “cheiro” do interior do carro é tão importante que as montadores investem em pesquisa sobre esse assunto? Pois é, à medida que o veículo vai envelhecendo, vai perdendo o famoso “cheirinho de carro novo”. Caso você tenha o hábito de fumar ou comer dentro do automóvel, os aromatizadores podem ser um recurso interessante.
Impermeabilização de estofados
Geralmente os estofados dos carros acabam sendo mais impactados pelas crianças. Uma solução interessante para proteger os assentos é a aplicação de produto impermeabilizante. Várias empresas de manutenção automotiva trabalham com esse tipo de produto. Para estofados em couro, o ideal é hidratá-los pelo menos uma vez por ano.
Vazamento de água no interior do veículo
Possivelmente este é o pior tipo de sujeira e odor que o interior de seu veículo pode ter. O acúmulo de água no interior do veículo gera mofo, umidade, fungos e o famoso cheiro de “cachorro molhado”. Isso acontece porque o calor que o interior do carro retém, quando está fechado, é um prato cheio para a proliferação de fungos.
Existem casos extremos que uma camada de limo se coloca entre o piso do carro e a forração em carpete! Neste caso, não adianta retirar os carpetes e fazer uma limpeza geral, se você não resolver primeiro o problema do vazamento. Conserte primeiro os pontos de vazamento e depois recorra à especialistas nesse tipo de limpeza.
Se mesmo assim o cheiro ruim não ceder (porque ficou impregnado muito tempo no carpete) recomendamos a aplicação de desodorizadores profissionais. Para isso abra o lacre do produto dentro do interior do veículo e feche o carro imediatamente. Deixe o carro fechado por meia hora e depois abra-o, deixando-o “respirar” por alguns minutos.
Você já teve problemas com odores ruins no carro? Conte para nós como você solucionou o problema!