O motor é considerado o coração do carro. E como uma das partes mais fundamentais do automóvel, merece muito cuidado e atenção. Manter a higienização do equipamento é de extrema importância, já que, assim, evitam-se problemas no funcionamento mecânico e elétrico. Por exemplo, o excesso de pó pode tampar o radiador causando problemas de refrigeração.
Antigamente, muito se falava sobre lavar o motor. Com os avanços tecnológicos e a implementação de sistemas elétricos, a higienização da peça passou a ser pensada de forma diferente.
Limpar X Lavar
Apesar de a limpeza do motor ser fundamental, é preciso ressaltar que ela requer diversos cuidados. A lavagem não é recomendada, pois o contato com a água pode ser extremamente prejudicial, principalmente, para as partes emborrachadas e o sistema elétrico, como o módulo e a caixa de fusíveis.
Além disso, o uso de jato de água, se direcionado de forma errada no capô, pode provocar dobras nas lâminas do radiador e, consequentemente, o bloqueio no fluxo de ar do motor. O uso de produtos químicos também podem acarretar danos graves, como ressecamento e reações indesejadas.
Limpeza só em especializadas
Tendo em vista todos estes riscos, o mais indicado é realizar a limpeza com profissionais especializados. Isso porque, além de ser uma peça fundamental para o veículo, o valor de um dano causado por uma lavagem ou limpeza mal feita pode ultrapassar muito o valor de um serviço especializado.
O ideal é que a limpeza seja feita a cada dois anos para carros usados em cidades ou a cada ano para automóveis que circulem mais por zonas rurais ou estradas de terra.
Como posso fazer a manutenção?
Mesmo levando o veículo para uma limpeza de motor em empreendimentos especializados, o motorista pode tomar algumas atitudes para manter a peça limpa, como usar um pano úmido para retirar a poeira superficial tanto nas bordas do equipamento, quanto no bloco principal de plástico. Também é indicado o uso de silicone e o pretinho- usado para dar brilho aos pneus- na capa protetora do motor, melhorando a aparência.
Lembre-se, todo cuidado é pouco quando se fala no motor de um carro.
Você já levou o seu carro para fazer uma limpeza no motor? O que você acha do serviço?