Buracos nas vias e falta de cuidado na hora de estacionar são as principais causas de danos às rodas. Se a sua roda amassou ou riscou, é importante avaliar a necessidade de troca ou de reparo, considerando o custo benefício. Atualmente, o mercado disponibiliza alguns materiais e técnicas que podem ajuda-lo a resolver o problema.
Antes de buscar a solução, vale verificar qual o material utilizado. No caso de rodas de aço, em geral, não é recomendável a reparação, em especial se o dano for grande. Devido ao baixo custo- uma roda nova custa cerca de R$ 100,00- a compra de uma nova pode ser mais vantajosa.
Já no caso das rodas de liga leve, o reparo pode ser uma boa solução, na medida em que um jogo novo pode chegar a custar cerca de R$ 5.000,00.
Quando a troca é mais indicada
Independente do material, em alguns casos não se aconselha o reparo das rodas. É o caso de trinca nos raios, o que pode comprometer a estrutura e, consequentemente, a segurança do veículo. Da mesma forma, danos com mais de cinco milímetros de extensão devem ser avaliados com cuidado, uma vez que a peça pode estar comprometida.
Muitas vezes os danos às rodas não são aparentes e podem estar localizados em sua parte interna. Caso o motorista sinta qualquer trepidação no volante, é importante verificar se as rodas não foram amassadas em sua parte interna.
Métodos de correção de amassados
Hoje, para corrigir amassados, o mercado conta com algumas técnicas e materiais, entre eles o desempenho por gabarito e o desempenho hidráulico.
O desempeno por gabarito ocorre através de pressão, não há necessidade de aquecer ou realizar o processo com altas temperaturas. É bastante simples e rápido. Após o processo de desempenho, as rodas devem passar por um torno, que funciona como um gabarito de conferência. Logo após, as rodas serão soldadas e balanceadas, até que estejam prontas para a pintura. Em seguida, para finalizar, a roda passa por um processo de diamantação para criar mais resistência aos próximos choques e colisões.
Há também o desempenho hidráulico, que usa uma máquina simples, composta por base de fixação, expansor e pistão de desempenho. Essa máquina funciona com eletricidade e água e serve para corrigir principalmente rodas de liga leve.
No caso de riscos, é feita a utilização de produtos abrasivos na lavagem garantindo a recuperação da roda.
Você quer fazer reparos nas suas rodas sem ter que ficar sem carro? Conheça nosso site e entre em contato!
Boa noite,
Gostaria de saber se vocês aceitam
como entrada roda do honda city
2011 para comprar outra roda?
Retirar arranhoes de rodas diamantadas