A troca dos extintores BC por ABC pegou muita gente desprevenida no começo deste ano. Nem motoristas, nem comerciantes estavam preparados para a nova regra, tanto que o produto se esgotou logo nos primeiros dias e o Denatran teve que adiar a punição por três meses.
Agora, com a obrigatoriedade prevista para o próximo dia 1º de abril, muita gente ainda tem dúvidas sobre a diferença entre os extintores e quem deve fazer a troca. Confira agora tudo o que você precisa saber sobre a substituição dos extintores.
Diferença entre os extintores
Os extintores possuem esses nomes pelas classes que contemplam. Assim, os BC são capazes de apagar incêndios das classes B e C, e os novos, de apagar as classes A, B e C, e por isso são mais eficientes.
Conheça as classes:
Classe A
Pertencem a classe A materiais sólidos de fácil combustão e que ao queimarem deixam resíduos, como pneus, tapetes e estofamento.
Classe B
São classificadas como classe B substâncias líquidas que se queimam somente em sua superfície, como álcool, gasolina e óleo.
Classe C
Entende-se por classe C, equipamentos elétricos, como fiação e bateria automotiva.
Além da capacidade extintora de mais materiais, a vantagem do novo extintor diz mais a respeito ao bolso do consumidor. Isso porque o extintor ABC tem garantia de cinco anos, ao contrário do BC, que tem garantia de três anos, sendo que os recondicionados têm de apenas um.
O que diz a lei?
A resolução 333 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) sobre a obrigatoriedade do extintor ABC foi aprovada em 2009. Nela ficou definida que os automóveis deveriam circular com o novo equipamento a partir de janeiro deste ano. No entanto, com a falta de produto no mercado, a data estabelecida para esta obrigatoriedade é 1º de abril.
Mas o motorista precisa ter atenção. Também é exigido que o aparelho tenha o selo do Inmetro e que a carga de pressão esteja no verde. A penalidade para o motorista parado sem o novo extintor ou com o equipamento fora da data de validade é de multa de R$ 127,69 e até apreensão do veículo, além dos cinco pontos na carteira.
Quem precisa trocar de extintor?
Com a divulgação da obrigatoriedade da troca de extintor, muitos motoristas acabaram comprando o novo equipamento sem necessidade. Isso porque os veículos de modelo a partir de 2005 já saem de fábrica equipados com o extintor ABC. Mesmo assim, é fundamental checar qual a data de validade do equipamento. Já os veículos fabricados em 2004, ou antes, devem realizar a troca para o novo.
Restou mais alguma dúvida sobre a troca de extintores? Compartilhe conosco!