A Lei Seca, um projeto que tem como objetivo diminuir o número de acidentes ocasionados por motoristas embriagados no país, ainda causa muita polêmica entre os condutores. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o assunto, e ficam confusos com tantos números e estatísticas divulgados pela mídia. Portanto, vamos conferir a seguir o que você precisa saber sobre o teste do bafômetro. Dessa forma você poderá ficar bem informado sobre o assunto!
Como funciona a lei do teste do bafômetro
Promulgada em 2008, com a função de reduzir os incidentes provocados pelos motoristas brasileiros, com punições mais severas contra o motorista que consome álcool antes de pegar no volante, o teste do bafômetro tolera 0.05 ml de álcool por litro de sangue. O teste do bafômetro geralmente é solicitado por policiais em blitze de trânsito e caso o motorista apresente mais de 0.05 ml/l, sofrerá punições severas.
Qual a penalidade para quem é pego no teste de bafômetro?
Quem for pego no teste de bafômetro terá que pagar uma multa de R$ 1.915,40, e ainda terá a sua carteira de motorista recolhida, tendo o direito de dirigir suspenso pelo prazo de 12 meses. Sem contar que o veículo do motorista é retido.
Como a embriaguez do motorista é comprovada?
Saiba que o teor alcóolico do sangue do condutor pode ser comprovado de várias formas, seja por testemunho, vídeos ou exames laboratoriais. Os policiais precisam preencher um formulário, em que constarão os sinais de embriaguez do motorista, como por exemplo, olhos vermelhos, soluços, sonolência, odor de álcool, exaltação, entre outros. Isso se caso o condutor se negar a fazer o teste de bafômetro. Dessa forma o agente de trânsito vai decidir a pena que será aplicada ao motorista que infringiu a legislação.
Números da Lei Seca
Conforme estudos do Ministério da Saúde, a quantidade de adultos que pegam no volante depois de consumir excessivamente álcool foi diminuída em 45%, e passou o correspondente a 2% no ano de 2007 para 1,1% em 2013. As estatísticas são de um estudo da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, a Vigitel, do Ministério da Saúde, que conversou com mais de 52 mil pessoas maiores de 18 anos durante o ano de 2013. A Lei Seca tem trazido números positivos para o Brasil, em estados como o Rio de Janeiro, por exemplo, no primeiro trimestre de 2015, a Operação Lei Seca apontou uma queda em casos de alcoolemia se comparado com o mesmo período de 2014.
O Brasil é um país em que infelizmente ainda ocorrem muitos acidentes de carro por conta da embriaguez no volante, embora os números da Lei Seca comprovem que o teste de bafômetro tem contribuído para a diminuição de ocorrências no trânsito.
Ainda tem alguma dúvida sobre teste de bafômetro? Tire todas as suas dúvidas conosco!