Não é preciso ser especialista em carros para notar que os pneus são itens vitais para o funcionamento de qualquer veículo. Mas e você, sabe quando trocá-los?
Da mesma forma que precisamos de sapatos novos após um longo tempo de uso, os pneus também sofrem desgastes, precisando de substituições eventuais para garantir a segurança, bom desempenho e autonomia do veículo. Pensando neste assunto, separamos algumas dicas para que você saiba quando trocar os pneus de seu carro, além de boas práticas para aumentar a vida útil deste acessório fundamental nos veículos. Acompanhe!
Por que trocar os pneus?
Quem possui um carro, sabe que a legislação de trânsito penaliza condutores que trafegam com pneus abaixo do nível de desgaste, porém, além da possibilidade de multa, os motoristas devem estar atentos também à sua segurança e de seus passageiros. Em outras palavras, é possível destacar que a troca regular de pneus é necessária para evitar acidentes, já que pneus carecas representam um grande risco na frenagem dos veículos, a falta de aderência pode resultar em perda da estabilidade e colisões.
Quando trocar?
Todo pneu possui um indicador de desgaste, conhecido pela sigla TWI (Tread Wear Indicator). O TWI representa basicamente uma marcação nos canais de banda de rolagem (sulco do pneu), determinando o limite máximo que o pneu deve atingir para ser trocado.
Este indicador possui altura de 1.6mm e para localizá-lo basta verificar na lateral do pneu a sigla TWI ou um triângulo. Seguindo a mesma direção, será possível encontrar o ponto que mostrará a situação do pneu. Com isso, se um dos pontos já estiver tocando no chão, então o pneu deverá ser trocado imediatamente.
Aumentando a vida útil dos Pneus
- Evite freadas e arrancadas bruscas;
- Evite realizar curvas em alta velocidade;
- Ao estacionar, mantenha distância do meio fio, cuidando para não raspar ou provocar atrito nos pneus;
- Mantenha a pressão adequada dos pneus, já que a falta de calibração ocasiona um desgaste irregular e prematuro;
- Faça alinhamento e balanceamento no prazo estipulado pelo fabricante do veículo. Deste modo, evita-se que os pneus sejam degastados de forma irregular;
- Promova o rodízio dos pneus, trocando os dianteiros pelos traseiros e vice-versa. Deste modo, o desgaste entre eles será uniforme;
- Fique atento ao limite de capacidade de peso a ser carregado. O excesso de peso no veículo também tende a proporcionar o aumento do desgaste nos pneus;
- Evite subir e descer de guias em acostamentos e desníveis, pois este hábito tende a gerar cortes e machucados nos pneus;
Recomendações adicionais
- Além de observar o desgaste por meio do TWI, vale a pena observar se o pneu está sendo desgastado de forma uniforme. O desgaste não uniforme pode ser causado pela calibração incorreta ou falta de alinhamento e balanceamento.
- Sempre que for trocar os pneus, recomenda-se trocar das quatro rodas simultaneamente.
- Mesmo não utilizando o carro com frequência, recomenda-se trocar os pneus a cada seis anos pelo menos, já que estes possuem data de validade que podem ser consultadas no próprio pneu.
Conforme as dicas citadas, foi possível conhecer a importância de efetuar a troca de pneus, além de saber avaliar o momento correto para a substituição.
Vale ressaltar que a legislação de trânsito penaliza condutores que trafegam com pneus desgastados (carecas). Desta forma, além de ser um risco para os passageiros, esta irregularidade também representa um risco para o bolso e CNH do motorista, além da possibilidade de apreensão do veículo. Portanto agora você já sabe: antes de tirar o carro da garagem, verifique o desgaste dos pneus.
E você, tem dúvidas sobre a troca de pneus? Deixe seu comentário!